Brownie clássico saudável e sem glúten (sem açucar; "low carb; "low fat"; "fit")




Quem não gosta de quadradinho de brownie? É quase impossível não gostar deste famoso bolinho. Os meus filhos são fãs e nós papás parece que lhe estamos a ganhar o gostou. É certo que isto são sobremesas dos novos tempos, mas é tão bom que "entranha-se" facilmente.

Esta é uma receita da bloguer Amy, do bogue "Amys healthy baking"que eu sigo no meu instagram pessoal e que adoro. Esta é realmente a bloguer que mais me inspira, com quem mais aprendi até hoje. Reconheço-me na forma dela trabalhar, nas opções dela em termos de escolha de ingredientes, nas partilhas. Tenho duas enormes diferenças com ela: a primeira e obvia é não saber nem uma terça parte do que ela sabe, apesar de ler atentamente o que ela escreve; a outra é ter uma maior inclinação para o uso de frutas, vegetais e produtos naturais na confeção das minhas receitas do que ela tem.
É sem duvida uma bloguer atenta ás calorias daquilo que faz, e isso seduz-me. Já sabem que eu não gosto nada de passar a linha das calorias que ingiro diariamente: se ponho aqui tenho de tirar ali.

 E foi mesmo por causa das calorias que escolhi fazer este brownie dela. Tem, segundo ela, apenas 100kcal por quadrado. Não é ótimo?! Bem, eu mudei a farinha, ou melhor, não usei farinha mas sim flocos de aveia, no entanto não é por aí que vai mudar este valor, já fui verificar isso. O resto da receita fiz praticamente igual e entretanto até já experimentei outras alternativas, como a farinha de coco.
Há pouco tempo partilhei uma receita muito idêntica a esta, umas Barritas de sabor a brownie com arroz tufado que podem ver carregando aqui.


Vão precisar de:
  • 2 ovos inteiros + 1 clara
  • 1/4 de caneca + 1 colher de sopa (75ml no copo medidor) de iogurte grego natural light ou puré de maça
  • 8 colheres de sopa (ou 120ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açúcar de coco, mascavado, adoçante em pó ou liquido,...usei stevia liquido)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido ou manteiga ou azeite
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de flocos de aveia (ou farinha de aveia) ou 1/3 de caneca (80ml no copo medidor ou 5 colheres de sopa) de farinha de coco 
  • 8 a 10* colheres de sopa de cacau em pó ou farinha de alfarroba 
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
*Fiz com 10 colheres quando usei flocos de aveia e alfarroba e com 8 colheres quando fiz com farinha de coco e cacau.

Cobertura:
  • 60g de chocolate preto (usei 74% cacau)
  • 30ml de leite (o que preferirem)
  • 1/4 de caneca (120ml no copo medidor) de iogurte grego natural ligth
  • 1 colher de sopa de cacau em pó

Confeção:
Numa tigela bati bem  os ovos, a clara, o iogurte, o adoçante e o óleo de coco.
Liguei o forno a 180ºC.



No processador de alimentos triturei os flocos de aveia em farinha. Juntei o fermento, o cacau e o sal. Pulsei só para misturar.
 Juntei a mistura de secos á de líquidos e envolvi tudo.
Fiz um quadrado com a massa em cima de papel vegetal e levei ao forno 20 minutos (apenas 15 se quiserem textura de "fudge").






Para a cobertura, derreti o chocolate no microondas. Passei para uma tigela, misturei bem o leite e depois os restantes ingredientes.
Espalhei pelo bolo já ligeiramente arrefecido.
Levei ao frigorifico para a cobertura enrijecer.







Tão simples, tão bom!

0 Comentários