Peito de frango enrolado em curgete e bacon de peru




Meus queridos amigos, é fim de semana, está um caloroço lá fora, provavelmente meio Portugal está na praia e eu estou em casa, em frente ao computador, com mais dois jovens estudantes ao meu lado, que por acaso são meus filhos, também eles com um computador á frente e uns quantos molhos de folhas ao lado. Posto isto, não estou vontade de dar grandes explicações na introdução😠 Como diz o meu querido marido "A mamã está de trombas"😉😊😂😂
Agora vou falar a sério, esta é sempre uma fase difícil quando os nossos filhos crescem. Pelo menos para mim que sou incapaz de me ir divertir, passear ou apenas distrair quando eles estão tão a trabalhar. Época de exames para eles é inverno cerrado para mim nem que estejam 30º á sombra! Como também tenho imenso trabalho aqui no blogue, aproveito para pôr tudo em dia durante o fim de semana.
Esta receita resultou da combinação de duas: uma que faço com alguma frequência, peito de frango enrolado em bacon de peru; e outra recente de medalhões de pescada enrolados em curgete. Nem sequer me dei ao trabalho de pensar noutro tempero para o frango, este fica lindamente com tudo e limão está sempre bem ao lado de peixe e frango. Não tenho por isso muito a dizer, é facílimo de fazer, tem uma apresentação fantástica e fica uma coisa maravilhosa de se comer, já que o peito de frango fica com uma suculência incrível, como de resto é visível nas fotos. Só falta mesmo dizer-vos que se faz num instante, apesar de aparentemente parecer complicado.


Para verem a receita idêntica feita com medalhões de pescada e que me serviu de inspiração para fazer esta carregar👉aqui.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 3 a 4 peitos de frango*
  • 8 a 12 fatias cortadas finas de bacon de peru (2 fatias por rolo de carne)
  • 1 curgete média
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon**
  • 1 colher de café de massa de alho (uso da Incopil) ou 1 dente de alho picadinho ou alho em pó**
  • 1 colher de café de mel**
  • 1 colher de chá de salsa picada**
  • 1 colher de café de pimentão doce (uso da Chaparral)**
  • sumo de 1/2 limão** + rodelas de 1/2 limão para a decoração
  • sal**
  • 1 fio de azeite
*Os meus peitos de frango eram enormes, pelo que fiz 3 e parti-os ao meio no sentido longitudinal (como vão ver nas fotos); se os vossos forem daqueles mais pequenos será necessário 1 por pessoa e não é preciso dividir. Os restantes ingredientes não precisam de alteração.
**Estes ingredientes servem para temperar. Podem temperar como mais gostarem, apenas acho indispensável limão, alho, sal e uma erva aromática.

Confeção:
Comecei por fazer o tempero misturando numa tigelinha o alho, a mostarda, o mel, a salsa, o pimentão doce, sumo de 1/2 limão e 1 pitada de sal.

Como já disse, os meus peitos de frango eram enormes, pelo que resolvi parti-los ao meio no sentido longitudinal. Pincelei-os com o tempero, reservando um pouco para voltar a pincelar depois de enrolados.

Com o descascador de cenouras tirei tiras (fatias finas) a uma curgete. Fui tirando até me aparecer a parte do meio que tem sementes. Nessa altura passei para outro lado até dar a volta a toda a curgete e restando apenas o meio. (Não deitem fora esse meio, guardem para a sopa.)

Enrolei essas tiras de curgete nos lombos até terminarem. 
De seguida enrolei 2 fatias de bacon de peru em cada pedaço de frango, ficando a descoberto alguma curgete. Pincelei com o restante tempero (molho).
Pus o forno a aquecer a 220ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal. Coloquei os peitos de frango no tabuleiro, espalhei rodelas de limão e levei ao forno meia hora.
Retirei e pincelei com um fio de azeite (cerca de 1 colher de chá, é só para dar brilho).





Servi acompanhado de salada e arroz integral seco.



Bom apetite!





2 Comentários