Mousse Moka (chocolate e café) (saudável; "fit"; proteica; sem açúcar)




Lembram-se da mousse de limão que partilhei aqui há pouco tempo? Ela foi feita com base numa fantástica técnica com a qual faço o "lemon curd" e não só. Tenho aproveitado essa mesma técnica, que não é mais que cozer os ovos em banho maria, para fazer outras sobremesas. Desta vez serviu para fazer mousse de chocolate.

Fiz duas experiências: na primeira misturei café instantâneo simples (descafeinado porque não bebo café) nos ovos e bati; na segunda usei o mesmo descafeinado instantâneo feito com leite, ou seja, fiz um galão e misturei nos ovos. A primeira experiência, apesar de ter ficado deliciosa, os ovos coagularam muito rapidamente quando estavam a cozer em banho maria e não ficou um creme. O que fiz foi triturar com a varinha mágica e logo ficou na textura que pretendia, cremoso e aveludado. Na segunda, em que os ovos foram misturados com leite e café, isso já não me aconteceu, no entanto, ficou mais clarinha. 
Não vos sei dizer qual preferi, até porque depois de pronto não notei grande diferença de sabor ou até mesmo nenhuma, apenas tive de fazer mais um passo durante a confeção.
Se usarem só as gemas, e porque a temperatura de coagulação das gemas é mais alta que a das claras (claras coagulam a 60ºC e gemas a 68ºC) não vão ter o problema de coagular facilmente, no entanto, rende menos, logo, são mais calorias por taça, já que as claras têm muito menos calorias que as gemas.
Pela minha experiência de quando fiz a mousse de limão e até o arroz doce de couve flor, partilhado aqui, não terão qualquer problema em fazer esta mousse sem qualquer sabor, ou seja, só mousse de chocolate, nem com sabor a laranja. Eu adoro chocolate e laranja, adoro ainda mais mousse de chocolate e laranja e até há no blogue uma receita desta mousse que podem ver aqui. Esta será apenas mais uma alternativa.

E porque é que eu pensei em fazer esta mousse? Bom, eu sou daquelas que acho que mousse de chocolate nunca é demais. Não tenho sequer ideia de quantas receitas já existem aqui no blogue, mas são com certeza muitas. Também tenho uma verdadeira paixão pelo sabor moka (chocolate e café), seja em bolo, tarte, smoothie ou mousse. Para além disso, não dispenso mousses cremosas, por norma feitas com abacate. Acontece que, apesar de eu gostar bastante das mousses com o dito abacate, de também já ter feito um sem numero de receitas, cá em casa há quem torça o nariz e diga que o abacate dá demasiado sabor. É verdade! E para o disfarçarmos acabamos por ter de acrescentar bastante chocolate ou cacau. Mas foi este o motivo da minha investida nesta receita: fazer uma mousse cremosa, simples e sem abacate.
Falta falar das calorias. Se fizerem com stevia, leite magro e 8 colheres de sopa de queijo quark magro como eu fiz são 180kcal por copo de 200ml. Se optarem por, por exemplo, mel passam a 288kcal pela mesma quantidade.
Uma mousse de chocolate com abacate, também feita com cacau e mel, tem em média 210kcal por 100g. Isto representa perto de 300kcal por taça de 200ml de capacidade. A mesma mousse de abacate feita com cacau e stevia desce para as 180kcal por taça de 200ml.
Não estou aqui a pôr em causa o valor nutricional nem tão pouco o quanto esta mousse é saudável, faço imensas vezes e adoro, apenas a chamar á atenção que nem tudo é o que parece e ser saudável não é sinonimo de pouco calórico.

Para 3 copos de 200ml vão precisar de:
  • 4 ovos
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferirem (usei stevia liquido; podem usar mel, agave, açúcar de coco, mascavado, geleias/xaropes adoçantes)
  • 180ml de leite com café (tipo galão) ou só leite (para mousse de chocolate simples) ou sumo de laranja (apenas 100ml para mousse sabor a laranja)
  • 3 a 4* colheres de sopa de cacau em pó
  • 6 a 8* colheres de sopa de queijo fresco batido % mat. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural
*Consoante gostem mais escura ou mais clara.

Cobertura
  • 4 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural
  • 1/2 colher de chá de café instantâneo (ou descafeinado ou cacau em pó)
  • 1 colher de sopa mal servida de ingrediente adoçante de preferência liquido

Confeção:
Coloquei um tachinho com água ao lume.
Numa tigela bati os ovos com o ingrediente adoçante e o galão (café instantâneo com leite). Vai fazer um pouco de espuma que irá desaparecer posteriormente.
Coloquei a tigela dos ovos batidos em cima da água quente (em banho maria em lume baixo- baixa fervura) e deixei "cozinhar" até estar num creme, mexendo com frequência.
Notas:
1. Logo que começa a espessar é necessário tirar debaixo da água, senão vão ter ovos mexidos doces. Não é que seja um problema, se acontecer é só passar a varinha mágica.
2. Experimentei fazer com café, ou seja, café instantâneo diluído em água. Os ovos coagularam muito rapidamente e tive de triturar com a varinha mágica para ficar cremoso. Ficou igualmente bom, apenas tive de fazer esse passo. (ler introdução para mais detalhes)

 
Retirei debaixo da água quente, acrescentei o cacau e misturei bem. Juntei o queijo quark e voltei a misturar.
Dividi por 3 copos e levei ao frigorifico. Não se esqueçam de provar antes para ver se está ao vosso gosto em termos de doçura.
Para a cobertura misturei os ingredientes.





Tão bom...

0 Comentários