Peito de frango asiático com "esparguete" de curgete



A minha sina de sábado de manhã: roupa e mais roupa para pôr a lavar e estender; levar e buscar a minha filha Camila é escola de línguas estrangeiras; fazer sobremesa para o fim de semana e preparar o almoço. Há muitas variantes, como quando o filhote mais velho chega de comboio ao meio dia, ou quando ele já cá está e gentilmente se oferece para ir buscar a mana e eu poder ir ao cabeleireiro, mas não variam muito os meus sábados até nos sentarmos a almoçar e digo-vos desde já que corro mais que qualquer outro dia da semana.
Ora isto quer dizer que, ou compro qualquer coisa feita para o almoço (são raras vezes mas acontece comprar frango de churrasco) ou arranjo refeições daquelas de 20 minutos e pouca loiça suja.
Esta foi a de sábado passado. O J. Pedro ainda não estava cá, teve frequência na faculdade precisamente sábado de manhã, a Camila estava mais ocupada que o costume, já que á noite foi a finalíssima do concurso das escoliadas, e eu tive mesmo que me desdobrar para conseguir fazer tudo que queria (onde se inclui o fantástico bolo "black forest").

Esta é uma refeição super deliciosa, muito aromática, também pobre em calorias, apesar de causar uma enorme satisfação garças precisamente aos temperos.
Realmente os "cheiros" e sabores asiáticos têm esta capacidade de nos preencher os sentidos, de nos fazer sentir satisfeitos e, se tivermos alguns cuidados, podem ser refeições bem "magrinhas".
Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3 peitos de frango pequenos partidos em cubos
  • 3 curgetes feitas em esparguete
  • 3 colheres de sopa de molho de soja + 1 colher de sopa
  • 1 colher de sopa de mel
  • sumo de 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados ou 1 colher de chá de massa de alho (usei da Incopil)
  • 1 colher de chá de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • sementes de sésamo e salsa picada para decoração
Confeção:
Comecei por partir a carne em cubos e as curgetes em esparguete o espiralador.
Numa tigela coloquei 3 colheres de sopa de molho de soja, o mel, o alho e o sumo de limão. Misturei bem e juntei a carne. Envolvi a carne no molho.
Pus um tacho largo ao lume com a colher de sopa de azeite. Quando quente, adicionei a carne. Deixei saltear mexendo com frequência e em lume alto, até estar dourada e sem molho. Retirei do lume apenas por instantes, verti um pouco de água (cerca de 50ml) e mexi para que se soltem os sulcos presos no fundo do tacho.
 






Voltei com o tacho ao lume, agora brando, acrescentei o esparguete de curgete e envolvi tudo.
Entretanto, numa tigelinha, misturei a restante colher de sopa de molho de soja com a maisena. Juntei ao tacho, envolvi bem, tapei e deixei cozinhar 3 a 4 minutos.
Servi polvilhado com sementes de sésamo e salsa picada.
Nota: não usei nenhum sal nesta receita já que o molho de soja já é salgado.







 



Bom apetite!



0 Comentários