Doce (compota) de cereja (saudável; sem açúcar; confeção rápida)



Eu adoro cerejas e acho que não há ninguém que não goste. Infelizmente já não tenho nenhuma cerejeira, mas assim que chegam ás frutarias aqui da vila faço questão de ir comprando um pouco de cada vez.

As cerejas são uma fruta excelente, são ricas em fibras, o que ajuda a regular o transito intestinal e ajuda na sensação de saciedade prolongada; antioxidantes, que ajuda a combater o envelhecimento precoce; minerais. 

Apesar da má fama, têm poucas calorias, já que cerca de 80% da sua composição é água. São por isto um bom aliado para quem está em perda de peso.
Há que aproveitar a época delas, não só por serem mais baratas, mas também pela qualidade, e fazer o que se mais gosta. 
Cá em casa não falha um frasquinho de compota que, se for feito com os devidos cuidados e sem excesso de ingrediente adoçante, nada tem de mal. É claro que não dura tanto como os adoçados com açúcar, mas, como costumo dizer: "Não se pode ter tudo..."

 






















E que bem que ficou nas minhas farófias de microondas e, claro, no meu cheesecake de baunilha feito no forno.




Vão precisar de:
  • 500g de cerejas frescas
  • 120 + 120ml de água
  • sumo de meio limão
  • 4 a 5* colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açúcar de coco, mascavado, geleias/xaropes adoçantes ou adoçante; usei stevia liquida)
  • 4 colheres de chá de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
*Esta quantidade é dependente da doçura das cerejas. Provem o vosso doce no fim de pronto e acertem a doçura.
Confeção:
(Fotos no fim)
Lavei e descarocei as cerejas. Coloquei num tachinho ao lume (médio) com 120ml de água, o adoçante e o sumo de limão. Deixei ferver 5 minutos, tapado e mexendo ocasionalmente. Diluí o amido de milho nos restantes 120ml de água e verti sobre as cerejas. Deixei ferver mais 1 minuto.
Ao arrefecer vai formar uma espécie de gelatina característica deste tipo de doce (compota).

Este é de resto a melhor compota (doce) de cereja que já fiz. Não dispenso fazer 1 kg quando as cerejas baixam de preço. É uma delicia e fica pronta em pouquíssimo tempo.





Tão simples, tão bom....

4 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Fiz a mesma receita mas em vez de cerejas coloquei ameixas que se estavam a estragar lá em casa. Ficou fantástica! Obrigada pela receita. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa só agora responder, não recebi qualquer aviso desta mensagem.
      Fico muito contente que tenha gostado, a opção que fez é excelente. Quando chegar a época das ameixas por aqui vou experimentar. Beijinho

      Eliminar