Base para pizza de quinoa (sem farinha; sem glúten; saudável; "fit")



Antes de mais nada a receita não é minha, muito menos a ideia. Há da facto varias receitas de bases para pizzas feitas de quinoa na globosfera, todas muito idênticas umas ás outras, o que é ótimo pois não dificulta muito a nossa escolha no que diz respeito á escolha de qual a fazer😉
Eu confesso que costumo ter este problema e demoro sempre imenso a analisar as diferentes receitas para decidir qual vou experimentar. É certo que ás vezes o ser "mais fácil" pesa na minha decisão, mas de facto não foi o caso desta receita.
Estou absolutamente encantada com ela! Estou mesmo em estado de excitação, já que para além de ser uma delicia, dos meus filhos e marido nem sequer lhes ter passado pela cabeça que era sem farinha e feita de quinoa, ainda foi facílimo de fazer. Acreditem que até eu quando li a receita pensei que iria ser mais demorado.


E qual é a grande vantagem de fazer uma base de pizza feita exclusivamente de quinoa, perguntam vocês? Tantas que até é difícil de enumerar.
Vou começar pelas calorias. Toda a base tem 734 calorias. Como se trata da base duma pizza familiar, e dividindo por 4 pessoas, serão 2 fatias por pessoa. A cada pessoa (ou cada 2 fatias) são 184 kcal. Se preferirem o valor por fatia, são 92 kcal por fatia.
Já disse aqui que, apesar de ser apreciadora da base de couve flor e até já ter feito a minha própria receita, continuo sempre a experimentar outras, já que essa base tem uma quantidade de gordura a mais para mim, vinda do queijo e ovos, e dá realmente imenso trabalho, demora tempo que eu não tenho. Embora haja muitas pessoas que achem que é uma base pouco calórica, não é assim tanto, e cada fatia duma destas bases tem em média 85 kcal.

A quinoa tem realmente muito que se diga. Riquíssima em proteína (proteína completa), fibras, minerais , entre eles potássio, magnésio, cálcio, fosforo e ferro, ainda é rica em boas gorduras que ajudam no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
 Já todos sabemos que razões não faltam para consumir quinoa, se for na base duma pizza, ainda melhor😉😀

Vão precisar de (faz uma pizza familiar de 26 a 28cm de diâmetro):
  • 120g de quinoa crua (demolhada em 1 litro de água durante 8 horas)
  • 60ml de água
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de azeite
Para o recheio usei:
  • molho de tomate da Flor das Hortas; 30g de queijo ralado; 1 tomate grande fresco; 2 fatias de bacon de peru; 1 bola de mozarela fresca, orégãos secos da Chaparral; manjericão fresco;
Confeção:
Na véspera de fazer a minha pizza pus a quinoa a demolhar em 1 litro de água. Reservei no frigorifico já que a minha cozinha já está muito quente nesta altura do ano. Deve estar no mínimo 6 a 8 horas. Se fizerem como eu e reservarem no frigorifico pode estar muito mais. A minha esteve cerca 20 horas.
Pus o forno a aquecer a 220ºC e forrei uma forma grande de fundo amovível (das de fazer tartes) com papel vegetal.
Escorri a quinoa num passador. Passei para o processador de alimentos (pode ser uma liquidificadora ou, se estiver bem demolhada, a varinha mágica também dá), e juntei a água, o fermento, o sal e o azeite. Pulsei e triturei por cerca de 5 minutos até estar num creme fluido.
Verti sobre a forma e levei ao forno 15 a 20 minutos.


Retirei, virei e recheei a pizza do lado contrário (lado encostado ao papel vegetal).
Para o recheio, coloquei molho de tomate, queijo ralado e orégãos, bacon, tomate e finalmente a bola de mozarela cortada em fatias, manjericão fresco e orégãos secos.










Bom apetite!


2 Comentários