Massa penne integral com pesto de abacate, curgete grelhada e ervilhas






Há 2 anos adotei o dia semanal sem carne cá em casa. Rapidamente passou a 3 ou 4 quando não são mais. Ovos e queijo são os principais substitutos da carne para que não me falte proteína. De vez em quando, em dias em que nenhum de nós cá em casa come carne, sai uma refeição de massa.
Esta é a minha preferida, mas há cá em casa quem não morra de amores por este prato, o meu filho mais velho, o J. Pedro, e o meu marido, apreciam mais feita com molho de tomate e cajus ou nozes. Eu e a filhota Camila é que somos as fãs de pesto de abacate.
Tudo faz parte da minha alimentação, incluindo massa. Compreendo perfeitamente quem tem de se abster deste tipo de alimentos, não é o meu caso e sou da opinião que só em determinados casos estremos é que se deve retirar massa, arroz e batatas da alimentação. Tudo tem que ver com as quantidades que se come e, claro, o numero de vezes que se comem. O que eu não faço é encher a minha massa de molhos cheios de gorduras saturadas!

Por falar em quantidades, gostava de vos mostrar algumas contas rápidas. Para uma refeição como esta faço 200g para 4 pessoas, ou seja, 50g por pessoa. Estou a falar de gramas de massa crua que, ao cozer, absorve água e dobra de volume, no entanto, não dobra as calorias.
Cada 100g de massa como esta, penne integral, tem 337Kcal. Isto quer dizer que cada pessoa, que irá consumir 50g, vai ingerir 167kcal na massa. Eu considero ser muito para hidratos de carbono, não seria muito se estivéssemos a falar de gordura ou proteína, no entanto, é perfeitamente aceitável desde que se tenha cuidado com o que acompanha. No fundo é só deixar o pãozinho de lado na refeição que antecede ou precede. 

O que acompanhou a minha massa é que eu realmente gosto. Adoro molho pesto! Os que me seguem á mais tempo estão cansados de ler isto com certeza. Gosto de quase todas as variantes deste fabuloso molho de cheiro e sabor a manjericão. Desta vez fi-lo com abacate, não só por ser um dos meus preferidos, mas também para compor a refeição e faze-la equilibrada. 
Sementes de abobora, que podem trocar por nozes, e mais legumes finalizaram para acrescentar fibras, vitaminas, minerais e água, claro!

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 200g de penne integral
  • 100g de ervilhas (usei congeladas)
  • 1 curgete
  • 1 fio de azeite, sal e salsa seca para temperar a curgete
Molho pesto
  • 1 abacate 
  • 1 mão cheia de folhas de manjericão fresco
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de folhas de salsa fresca
  • 3 colheres de sopa de sementes de abobora ou nozes
  • 3 dentes de alho pequenos
  • sumo de 1 limão
  • sal
Confeção:
Comecei por fazer o molho pesto. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e triturei até estar numa pasta. Podem fazer com a varinha mágica.


Pus ao lume um tacho largo com água temperada com sal e outro pequeno também com água.
Quando a água começou a ferver, coloquei a massa no tacho largo e deixei cozer por 7 minutos; no tacho pequeno pus as ervilhas, desliguei o lume e tapei (não costumo deixar as ervilhas ferver para se manterem verdinhas).


Entretanto parti a curgete em fatias e temperei-as, esfregando-as bem, com azeite, sal e salsa. Pus uma frigideira larga e antiaderente ao lume. Quando bem quente grelhei as rodelas de curgete até estarem tostadinhas.


Escorri a massa e passei para uma tigela. Juntei-lhe o molho e envolvi bem. Escorri as ervilhas.
Com tudo pronto, só falta montar a travessa. Fiz por camadas. Primeiro metade da massa, seguiu-se metade da curgete e das ervilhas e repeti as camadas.
Servi com mais sementes de abobora e manjericão fresco.




Bom apetite!




0 Comentários