Chocolate em tablete (barra) saudável (sem açucar; vegan; paleo; 3 ingredientes; 5 minutos de preparação; opção alfarroba)


Fazer o nosso chocolate em casa não é novidade para muitos dos que me vão ler. Eu já fiz varias vezes embora não tenha nenhuma receita publicada, já que sempre me limitei a fazer uma qualquer receita da net. Até hoje só uma receita saiu da minha recriação e foi para fazer mousse de chocolate, receita que podem ver carregando👉 aqui.

Hoje resolvi arriscar numa receita minha, inspirada numa que vi durante uma pesquisa por esta blogosfera fora. Procurava uma receita de tablete de chocolate caseira para fazer uns muffins que partilharei brevemente e eis que me surgiu uma receita que me seduziu. Sim, seduziu porque, ao contrário das muitas que já tinha visto, esta não tinha uma quantidade enormesca de óleo de coco. Eu não tenho nada contar o óleo de coco, mas é um produto calórico e eu não me dou nada bem com excesso de gordura.
Como não era portuguesa, e como sabem os produtos variam de país para país mesmo tendo o mesmo nome, tive de fazer adaptações. É mesmo destas "adaptações", que resultaram de experiencias, que tenho de vos falar aqui na introdução.
Para começar só consegui fazer com pouca quantidade de óleo de coco usando stevia liquido como adoçante. É fácil perceber o porquê? Quando mais "produto" no estado fluido temos de colocar em estado sólido, como é o caso de mel ou agave, mais óleo de coco temos de usar. Por isto vou dar-vos uma receita para quem como eu quiser usar stevia ou adoçante artificial liquido, e outra para ingredientes adoçantes como mel ou agave.
Depois foi a quantidade de cacau em pó. O cacau que se vende no nosso mercado regular, ou seja, em qualquer supermercado e que qualquer um de nós pode comprar, tem grandes diferenças do cacau puro e até mesmo do cacau que se vende em lojas especializadas em produtos naturais, saudáveis e vegan. Pelo que também tive de adaptar ao cacau em pó magro que habitualmente compro.
Também experimentei fazer com alfarroba (farinha de alfarroba) e tenho a dizer-vos que é uma MARAVILHA! Eu simplesmente adorei! É exatamente o mesmo que feito com cacau, a textura durante a confeção muda ligeiramente, é um pouco menos fluido e também coloquei menos quantidade de ingrediente adoçante, já que a alfarroba é mais doce que o cacau.

De resto, o que mais caracteriza esta receita é a rapidez de execução. Em menos de 5 minutos temos uma barra de chocolate feita.
 De seguida será com certeza as calorias, já que em cada 100g de barra de chocolate simples feita com stevia há 330kcal. E em 100g de barra de chocolate também simples e feita com mel há 460kcal.
Falta apenas falar do que é que podem fazer com este magnifica "base" de chocolate. É que podem fazer os chocolates que mais gostam! É isso mesmo, eu fiz umas de noz e outras de arroz tufado, mas podem fazer de qualquer frutos secos, de sementes, sejam elas quais forem e até de frutas. O limite é a vossa imaginação.
Receita para uma barra feita com stevia liquido (ou adoçante artificial liquido):
(medida da colher de sopa deve ser de 15ml)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco medido sólido
  • 8 colheres de sopa de cacau em pó ou farinha de alfarroba
  • 30 a 40 gotas de stevia liquido ou adoçante artificial liquido*
* Esta quantidade varia com o gosto pessoal, ou seja, se gostam dum chocolate mais amargo ou mais doce. Aconselho a provarem no fim de tudo misturado para verem se está ao vosso gosto. Se usarem alfarroba aconselho a colocarem inicialmente só mesmo as 30 gotas já que é mais doce que o cacau.
Um aparte que não faz parte da receita😉 :não deixem de experimentar fazer de alfarroba, é realmente qualquer coisa do outro mundo!

O que acrescentei ás minhas barras de chocolate:
  • 2 mãos cheias de noz picada
  • 1/2 caneca mal servida (100ml no copo medidor) de arroz tufado sem adição de açucar
O que podem acrescentar:
  • qualquer fruto seco, sementes, bagas de goji, muesli, grananola, cereais tufados
Receita para barra feita com mel ou agave:
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco medido sólido
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de mel ou agave 
Confeção:
(A confeção é igual para qualquer uma das receitas; fotos no fim)
  1. Pus o óleo de coco a derreter no microondas. Juntei o ingrediente adoçante liquido. Acrescentei o cacau (ou farinha de alfarroba) e misturei bem (convém mexer bastante).
  2.  Para uma barra simples está pronto. Verti numa caixa plástica e levei ao frigorifico meia hora.
  3. Para fazer com frutos secos ou sementes ou cereais tufados misturei-os depois dos 3 ingredientes do chocolate base estarem bem mexidos.


 Para barra de chocolate de noz👇


 Para barra de chocolate com arroz tufado👇







Um quadradinho depois do café não falha!



1 Comentários

  1. Fiz a receita igual mas com farinha de alfarroba e ficou uma pasta que não ficou nada de jeito não fica nada líquido , foi tudo para o lixo

    ResponderEliminar