"Pão" de banana (saudável; "fit"; sem açúcar; sem farinha de trigo)



Fui desafiada a fazer o conhecido por "pão de banana" com menos de 200 kcal por fatia. A ideia era fazer com o mínimo de calorias possível. O que eu fiz foi tentar chegar ao valor do  bolo de curgete, com 150 calorias, e obter um bolo que efetivamente se parece-se com o "banana bread" americano.
O desafio teve como propósito o dia nacional de "banana bread", dia 23 de fevereiro, que se comemora nos Estados Unidos desde 1870.


Não tenho muito a dizer-vos sobre a estratégia que usei, é de resto a que uso habitualmente nos meus bolos. Começando pela gordura, retirei grande parte e substituí por puré de maça. Podem trocar por iogurte grego natural light para conseguirem manter o mesmo nível calórico.
 
No que diz respeito ao adoçante, não quis usar tâmaras para evitar alterar o sabor característico do bolo. Usei mel e adoçante em pó. Podem usar qualquer adoçante que preferiam, sugiro agave ou outro xarope (geleia) adoçante do género.
 A contagem das calorias teve em conta o uso exclusivo de mel e, sendo ele um dos mais calóricos da sua categoria, não irão aumentar o valor calórico com outra escolha.
 
Depois veio a farinha. Entendi usar farinha e flocos de aveia por serem produtos acessíveis a grande maioria das pessoas. Tudo o resto são pormenores de confeção que tentei mais uma vez que não alterassem o sabor nem a textura do tradicional.


Antes de ir á receita, gostava de vos dizer o porquê de não ter enriquecido o meu bolo com outros ingredientes. Este bolo fica fantástico com frutos secos, nomeadamente noz picada. É de facto um ingrediente muito saudável, as suas gorduras são ótimas para o nosso bem estar, mas calórico. Todos os frutos secos são calóricos. Da mesma forma, as farinhas feitas de frutos secos também o são. Não estou aqui a pôr em causa se são ou não saudáveis, não vamos confundir as coisas, há muitos ingredientes saudáveis altamente calóricos. O que eu quero salientar é que quando me proponho a reduzir calorias numa receita tenho de escolher ingredientes saudáveis, mas não calóricos.

É importante perceber que calorias são energia, sejam elas "boas calorias" ou "más". Essa energia tem de ser consumida pelo organismo, caso contrario dá lugar a gordura e excesso de peso. O "pão" de banana feito com farinha de amêndoa é de facto fantástico, mas fica muito calórico. Sem darmos conta vamos ingerir no lanche as calorias que devíamos ingerir no almoço e nem sequer vamos sentir mais satisfeitos a curto prazo por isso.
Em cada 100g de farinha de amêndoa estão 564 kcal; em cada 100g de farinha de aveia estão 370. Um punhado de noz (50g) tem 327 calorias. Com todos os benefícios que têm para nós, há que saber escolher o momento de ingerir. Se entenderem adiciona-las no vosso bolinho, fazem muito bem. Eu irei com certeza faze-lo da próxima, ressalvado aqui que eu tenho 1,64 m de altura e peso menos de 50kg, ou seja, não posso perder mais peso ou corro o risco de deixarem de me ver de lado😂


O valor exato de calorias por fatia deste bolo vai rondar as 130. Vai depender da vossa forma e naturalmente do numero de fatias que der. Este valor é para 12 fatias.
Aqui o têm, espero que gostem!

Vão precisar de:

  • 100g de farinha de aveia (ou espelta)
  • 100g de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 3 bananas maduras (300g sem casca) + 1 para a decoração
  • 2 ovos (ou ovos de chia ou de linhaça)
  • 1 maça media (180g) (ou 100g de iogurte grego natural light)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (ex: mel, agace, stevia, xilitol, açucar de coco, mascavado, xaropes de ácer, xarope de tâmaras) (usei metade mel e metade stevia)
  • 2 colheres de sopa de azeite (opcional)

Confeção:

  1. Liguei o forno a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma retangular.
  2. Preparei o puré de maça. Descasquei a maça, cortei em pedaços, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 2 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
  3. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos, á exceção do bicarbonato de sódio (para evitar que comece a reagir antes do tempo).
  4. Esmaguei 3 bananas maduras. Acrescentei os ovos e bati com um garfo.
  5. Juntei o puré de maça e o mel. Voltei a bater bem com um garfo.
  6. Verti a mistura anterior sobre a dos secos e misturei. Adicionei o bicarbonato de sódio, voltei a misturar.
  7. Verti sobre a forma, decorei com banana partida e levei ao forno. Dependendo da forma deve estar 55 a 60 minutos (espete um palito e retire quando sair seco (limpo)).
  8. Deixei arrefecer antes de desformar.






Bons lanches!




2 Comentários

  1. O título da receita diz sem ovos mas depois nos ingredientes tem 2 ovos🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Dá para fazer com ovos de linhaça ou chia e eu não mencionei na lista de ingredientes. vou corrigir. Obrigada pela atenção.

      Eliminar