Cheesecake de tangerina (saudável e "fit"; feito com queijo quark)




Não sou fã de tangerinas! Adoro laranjas e clementinas, mas tangerinas...Dão muito trabalho a comer...É caroços a mais para mim...
Como ainda não inventaram uma maquina que tire os caroços e deixe as tangerinas inteirinhas e direitinhas, faço sobremesas com elas!
Este foi um cheesecake que me deu especial prazer fazer (e comer, claro)! Não, não o fiz para nenhuma ocasião especial, nem se celebrava nenhuma data importante, é apenas por ter sido a primeira vez.
Tenho uma paixão por cheesecake, já disse aqui no blogue várias vezes. Por esta razão, experimento fazer de tudo que me vem á cabeça. Não faço a mínima ideia de quantos cheesecakes já fiz só nestes últimos anos que me tenho dedicado mais á cozinha, mas são para lá de muitos...
Este era um sabor que ainda não tinha experimentado e como foi surpreendentemente bem sucedido!




A destacar neste cheesecake há a base. Esta base foi inspirada no meu já antigo bolo de laranja inteira. O que fiz foi pegar nessa receita e torna-la mais adaptada á circunstancia e também menos calórica.
Menos calórica porque esse é sempre um dos meus objetivos quando faço cheesecakes, fazer dum bolo tradicionalmente calórico e para ocasiões especiais, um bolo para todos os dias, para todas as ocasiões e para todas as pessoas.
Já de algum tempo para cá que faço o recheio com o mesmo "esquema", com uma grande percentagem de queijo quark, e resulta sempre bem. Desta vez não foi exceção.
Falta deixar aqui o link da receita do dito bolo de laranja inteira, um bolo delicioso, que tem como fã nº1 o meu filho J. Pedro, que infelizmente não provou este bolo, com muita pena minha, mas tem ficado mais tempo por Lisboa.
Bolo-de-laranja-inteira-vegan
(Usei uma forma de 22cm de diâmetro)
Vão precisar de:
Base
(podem fazer oura base, basta pesquisar aqui no blogue, onde está a lupa, por "base")
  • 2 tangerinas com casca descaroçadas
  • 1 caneca de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena) ou polvilho doce
  • 3/4 de caneca de queijo quark (pode ser iogurte grego)
  • 1/2 caneca de açúcar de coco ou mascavado (pode ser adoçante em pó ou outro tipo de adicicante que seja sólido)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
Recheio
  • 5 tangerinas descascadas, descaroçadas e partidas em pedacinhos
  • 50 ml de sumo de tangerina (ou laranja)
  • 5 folhas de gelatina
  • 500g de queijo quark
  • 200g de queijo creme
  • 1/2 caneca de mel ou geleia de agave ou adoçante em pó (eu usei 1/4 de caneca de mel e 1/4 de caneca de adoçante em pó)
Decoração
  • 2 clementinas (não usei tangerina por causa dos caroços)
  • rapas de chocolate preto
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Eu forrei apenas a base e posteriormente, para fazer a cobertura, usei o meu aro ajustável a qualquer medida. Se não tiverem um aro desses, forrem a forma toda com papel vegetal, fundo e lado.

Nota: Como disse em cima, a base que usei foi uma adaptação do meu bolo de laranja inteira, pelo que as tangerinas (ou 1 laranja se preferirem) é mesmo para ser triturada com a casca.
Parti as tangerinas em quartos e retirei-lhes os caroços. Coloquei no processador de alimentos com os restantes ingredientes. Triturei até ter uma massa. Vão ver pedacinhos de casca mas não se preocupem porque eles sabem muito bem quando cozidos no meio da massa.





Levei ao forno cerca de 35 minutos (espetem o palito para ver se está cozido). Deixei arrefecer.
Como o bolo "encolhe" ao arrefecer e descola da forma, passei para o prato de servir e apliquei o aro ajustável. Se tiverem forrado toda a forma com papel vegetal, nada têm a fazer.
Para o recheio, retirei cuidadosamente os caroços ás tangerinas e parti em pedaços.


Pus as folhas de gelatina a hidratar em água.
Pus o sumo a aquecer 1/2 minuto no microondas. Coloquei as folhas hidratas e escorridas destro do copo de sumo quente. Vai diluir de imediato.






Numa tigela grande juntei os queijos, o adoçante e mel e misturei. Acrescentei o sumo com a gelatina diluída e misturei. Juntei os pedacinhos de tangerina e envolvi.
Verti esta mistura sobre a base fria.




Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
Decorei com gomos de clementina e raspas de chocolate preto.








0 Comentários