Bolo semifrio de manteiga de amendoim (saudável; vegan; sem açúcar; sem glúten)



Este foi o resultado da recriação que fiz dum fantástico bolo vegan que vi no meu instagram pessoal e que me conquistou pela fantástica aparência e combinação de sabores.
Quando o vi pensei imediatamente: "Este vai ser o meu bolo surpresa para a passagem de ano!"
Sim, surpresa em todos os sentidos, porque jamais irão imaginar que a base é feita com feijão preto, um conceito e experiência que eu já conhecia e já apresentei aqui no blogue  Mini-queques-de-cacau-e-feijão-preto; passagem de ano porque é dos poucos dias do ano em que eu não penso em dietas! Este é um bolo saudável mas calórico!
A verdade é que não fiz o bolo original, apenas a me serviu de inspiração, e que inspiração... Há já algum tempo que não me sentia tão motivada e até com aquela pequena ansiedade de quando estamos a fazer algo novo e diferente. Queria mesmo que a minha experiência corresse bem e para isso era necessário que a minha física não falhasse: o que tinha de enrijecer o fizesse, que as trufinhas não fossem demasiado pesadas para o bolo,...enfim, um sem numero de de coisas em que pensar ao elaborar um bolo deste tipo. O que é certo é que correu bem, está aprovado pela família e irá ser o "rei" da passagem de ano! Pois, porque ano novo, vida nova e no meu caso é "volta à dieta"...
Falta diz-vos que, apesar do "aparato", é facílimo de fazer, muito rápido e só precisei de ligar a varinha mágica. Para as trufinhas usei o processador, mas não é obrigatório e dá perfeitamente para fazer com as nossas mãos e até chamar as crianças da casa para ajudar. Não só as distrai em tempo de ferias, como também aprendem e contactam com alimentos saudáveis.

Com muita pena minha, não tenho o site do bolo original. Sou um pouco á antiga e quando vejo algo que me interessa passo para um papel á mão. Da mesma forma que quando estou a elaborar uma receita escrevo tudo que coloco e faço num papel á mão, também tenho o mesmo hábito para recolher as receitas que vejo e quero reproduzir. Tentei encontrar mas foi em vão.

Vão precisar de: (a medida da caneca que usei é de 250ml)
Base "brownie de feijão preto":
  • 240g de feijão preto cozido (é uma lata pequena de peso escorrido menos 2 colher de sopa)
  • 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 caneca de cacau em pó
  • 3 ovos de linhaça (3 colheres de sopa de farinha de linhaça demolhadas em 6 de água) ou 3 ovos normais)
  • 18 a 20 tâmaras demolhadas por 10 minutos em 150 ml de água quente e trituradas em puré
  • 120ml de leite (podem usar o que quiserem)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Recheio de manteiga de amendoim
  • 18 a 20 tâmaras demolhadas em:
  • 200ml de leite (podem usar o que quiserem)
  • 300g de manteiga de amendoim
Para a cobertura de "fudge" de chocolate:
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó
  • 6 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 6 colheres de sopa de mel ou agave
Para as trufinhas:
  • 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1 caneca de farelo de trigo (podem usar só flocos de aveia ou outro tipo de flocos)
  • 1/2 caneca de manteiga de amendoim
  • 3 colheres de sopa de mel
  • leite q.b.
  • 1 colher de sopa de cacau em pó

Podem usar uma das receitas seguintes para as trufinhas:
Bombons-de-manteiga-de-amendoim-e-aveia
Bombons-de-coco-com-3-ingredientes
Bombons-de-amendoa-uvas-passas
Bolinhas-de-coco-com-aquafaba
Bombons-brigadeiros-de-chocolate
Bolinhos-de-coco-e-cacau-fit
Bombons-trufas-de-cacau-e-laranja

Confeção:
Base:
Pus as tâmaras a hidratar conforme referi na descrição de ingredientes e triturei até ter um puré.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei uma formo com papel vegetal.
Numa tigela coloquei o feijão preto (escorrido), a aveia, os ovos, o cacau e o puré de tamara. Triturei tudo com a varinha mágica até ter uma massa cremosa mas densa. Acrescentei o bicarbonato de sódio e envolvi bem. Verti para a forma e levei ao forno por cerca de 35 minutos. Retirei e deixei arrefecer.




Recheio:
Enquanto a base cozeu e arrefeceu, deixei as tâmaras do recheio a hidratar no leite.
Triturei e juntei a manteiga de amendoim que deve estar á temperatura ambiente. Misturei bem.
Verti esta mistura sobre a base já arrefecida e coloquei no frigorifico. por cerca de 1 hora.






Cobertura:
Misturei os ingredientes (manteiga á temperatura ambiente). Verti sobre o recheio e alisei. Levei novamente ao frigorifico durante a noite (mínimo 1 hora).





Para as trufinhas:
Para fazer as trufinhas usei o processador de alimentos. Comecei por colocar os flocos de aveia e triturara até estar em meia farinha. Acrescentei a manteiga e o farelo. Voltei a triturar até estar bem misturado. Fui acrescentando leite, aos poucos e em fio, até ter uma "farofa" que começa a agarrar ás paredes do processador, em bora não seja uma massa. Se colocarem um pouco na vossa mão e apertarem, ela fica compacta.
Passei metade para uma tigela e na outra metade juntei 1 colher de sopa de cacau em pó. Voltei a triturar.
Com as minhas mãos, fiz bolinhas das duas massas que obtive.
Para fazer o formato de presente, usei uma forma de silicone para cubos de gelo.
Desformei o bolo e decorei o com as trufinhas e com 40 g de chocolate preto derretido no microondas e 1 colher de sopa de azeite.
 Irresistível....












0 Comentários