Tarte de diospiro com recheio de batata doce (saudável, sem açúcar nem manteiga; vegan)





O que dizer desta tarte...Eu não sou grande fã de diospiros, pelo menos destes que usei nesta tarte. Na realidade acho-os demasiado doces e melosos. No entanto, quando se trata de fazer sobremesas com polpa de fruta, não há melhor!

Os diospiros vermelhos, quando bem maduros, são extremamente doces e a sua polpa não oxida de imediato quando exposta ao ar, logo, fazem excelentes coberturas de bolos sem ser necessário adicionar nada para conservar.
O mais fabuloso nesta tarte é mesmo o recheio, que nada tem de tradicional, pois trata-se apenas de polpa de batata doce cozida, adocicada com puré de tâmaras. Mais saudável era impossível! É macio, suculento mas firme, como se de um qualquer recheio de tarte tradicional se tratasse.

Quanto á base, podia dizer que qualquer uma serve, desde que própria para ir ao forno. A verdade é que a polpa do diospiro ao escorrer, envolve de tal forma toda a fatia, que a base fica como que disfarçada.






Antes de ir á receita, fica a dica que podem fazer a tarte com qualquer outra cobertura, por exemplo, doce de qualquer fruta: doce de morango ou de marmelo (já que estamos a chegar á época deles); doce de ovos (ovos moles; podem ver uma receita saudável carregando=> ovos moles sem açúcar) , enfim, é só usar a vossa imaginação.









Vão precisar de:

  • 1 caneca de farinha de amêndoa*
  • 2 canecas de farinha de aveia*
  • 200g de tâmaras
  • 600g de batata doce de polpa amarela (branca)
  • 250 ml de leite ou bebida vegetal
  • 1 colheres de sobremesa de canela em pó
  • 2 dióspiros maduros

*Estes 2 ingredientes são para a base. Podem fazer outras bases, por exemplo:
=> Triturar 2 canecas de flocos de aveia com 1/3 de caneca de mel ou puré de tâmaras (cerca de 4 colheres de sopa)
=>Triturar 2 canecas de nozes com 10 tâmaras descaroçadas ou 4 colheres de sopa de mel
=>Triturar 2 canecas de amêndoas com 10 tâmaras descaroçadas ou 4 colheres de sopa de mel
=>Misturar 3 canecas de farinha de amêndoa com 3 colheres de sopa de mel ou puré de tâmaras (2 a 3 colheres de sopa de água se a massa não estiver a ligar)
=>.Ou as bases das tartes que podem ver aqui, aqui, aqui ou outra que preferirem.

Confeção:
Comecei por pôr as batatas a cozer com a pele em água.
Pus as tâmaras descaroçadas a hidratar em 120ml de água.
Liguei o forno a 180ºC. Forrei uma forma de 22 cm de diâmetro com papel vegetal e untei com manteiga.

Quando a batata já estava cozida (são cerca de 20 minutos), escorri e pus a arrefecer.
Fui preparar a base, começando por triturar as tâmaras com a água de demolhar.
Numa tigela coloquei a farinha de amêndoa com a farinha de aveia e 3 colheres de sopa de puré de tâmaras (pode ser mel). Misturei bem com as minhas mãos até formar uma bola (se não estiver a ligar, podem juntar água, 1 colher de sopa de cada vez).
Forrei a forma com esta massa sem chegar aos lados, apenas a base.



Descasquei as batatas e parti-as para uma tigela. Esmaguei-as. Juntei o leite, o restante puré de tâmara e triturei bem com a varinha mágica até ter um creme denso e liso que escorre com dificuldade (podem fazer no processador de alimentos). Podem precisar de acrescentar mais leite, será sempre muito pouco e tem apenas que ver com a qualidade das batatas. Acrescentei a canela e misturei.





Verti este preparado por cima da base e levei ao forno por 45 minutos.


Desformei só depois de arrefecer.
Para fazer a calda de diospiro, apenas lhes retirei a polpa e triturei.
Espalhei a calda só na hora de servir e decorrei com nozes picadas, a meu ver o fruto que combina na perfeição com diospiro.
Dica: Se os diospiros não estiverem muito maduros e doces podem adicionar um pouco de adoçante. Se a vossa polpa estiver muito liquida podem juntar 2 folhas de gelatina hidratadas e dissolvidas.

Que tentação....


0 Comentários