Mousse de chocolate com 3 ingredientes (vegan)




Esta foi a sobremesa que fiz para o almoço no dia em a que a minha filha Camila fez 16 anos.
A Camila é uma fã incondicional dum estilo de vida saudável e de chocolate, e fez os seus 16 anos num dia de semana, o que quer dizer que eu não tinha tempo para fazer um almoço muito requintado. Por outro lado também era dia de escola para ela, e a festa foi adiada para o fim de semana. A escolha desta mousse para sobremesa foi por ser muito rápida, saudável e ela adora....

É uma mousse de chocolate extraordinariamente cremosa e macia, sem açúcar, sem ovos, sem manteiga, com apenas 3 ingredientes (tâmaras, leite e chocolate), tudo isto num instantinho e só com a varinha mágica!
Fiz esta fabulosa mousse vegana de manhã, enquanto o meu marido foi levar a aniversariante ao colégio e na hora do almoço estava pronta para surpreender.
Para 4 taças vão precisar de:
  • 200g de tâmaras
  • 200g de chocolate preto (usei 70% cacau mas podem usar o de culinária ou vegan para quem siga essa dieta)
  • 360ml de leite (também podem usar o leite que quiserem, vegetal ou não)

Confeção:
Pus as tâmaras descaroçadas a amolecer num copo alto em metade do leite (no mínimo 15 minutos, no entanto, quanto mais tempo tiver, mais macias ficam e menos tempo demora a ficar cremoso quando estamos a triturar).
Pus o chocolate a derreter em banho maria (pode ser no microondas).
Triturei as tâmaras com o leite até ter um creme liso. Juntei o restante leite e voltei a triturar só para misturar bem. Acrescentei o chocolate bem derretido e voltei a triturar, mais uma vez só para misturar bem. Verti para tigelinhas e reservei no frigorifico.
Decorei com noz picada e raspas de chocolate.












Tão simples, tão saudável, tão bom!

8 Comentários

  1. Bom dia!
    Em vez de usar as tâmaras é possível usar pasta de tâmaras? Caso seja possível, a quantidade é na mesma os 200g?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conheço o produto, não lhe sei responder. Se essa pasta for apenas tâmaras trituradas, pode com certeza, mas também não lhe sei dizer quantidades.

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    A quantidade dos ingredientes só dá para três taças?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, 3 taças grandinhas ou 4 mais pequenas. Este tipo de sobremesa não é para comer grande quantidade. É saudável mas calórica. Ao contrario duma mousse tradicional, aqui não há claras para fazer volume, logo, todo ele é calorias. Eu já experimentei juntar claras em castelo, não fica mal, mas não tem esta textura que aqui vê, como é obvio.

      Eliminar
    2. É so dobrar as medidas para render mais.

      Eliminar
  3. Fácil de fazer, rápida e muitoooooooooooooooo boa!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Que bom que gostou, fico super feliz. Muito obrigada pelo feedback, é sempre muito motivador saber que as receitas são feitas com sucesso.

      Eliminar
  4. Parabésn pela receita da mousse que fez para sua filhota. Fiquei com água na boca só de pensar como deve ter ficado gostosa.

    ResponderEliminar