Peras no forno com queijo brie, noz e mel




Já não é a primeira vez que faço esta entrada e até já fiz desta entrada um prato principal. Isto porque nós cá em casa gostamos imenso desta combinação da pera com queijo brie, é uma das nossas entradas favoritas na época das peras, e eu uma vez resolvi fazer colocando em cima dum bife de peru. Podem ver carregando aqui
Desta vez foi mesmo uma das entradas escolhidas para um jantar com amigos, que entendi escolher um tema para me ser mais fácil elaborar a ementa. Sendo o tema "frutos de setembro", as minhas peras no forno com queijo brie e nozes não podiam faltar.
Uma outra razão porque gosto de as fazer é mesmo por ser muito fácil. Desta vez até foi a minha filha Camila que me esteve a ajudar na cozinha a preparar o jantar, que executou quase todo o processo de preparação das peras. Só precisei de fazer uma para ela ver como se fazia e a seguir não houve duvidas, em 5 minutos estavam no forno.
Vão precisar de:
(serve 8 a 10 pessoas)
  • 8 a 10 peras (usei pera rocha por ser a melhor qualidade para assar, fica cozinhada sem se desfazer)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sumo de 1/2 limão
  • erva aromática a gosto (usei cebolinho seco que acho que combina lindamente, mas já fiz com orégãos e também fica muito bem)
  • 2 queijos brie de 200g
  • nozes picadinhas q.b.
  • 1 colher de sopa de mel para passar em fio no fim (é opcional mas dá certo brilho ás peras)
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Fiz o tempero misturando o mel, a mostarda, o azeite, o sumo de limão e o cebolinho.

Parti as peras ao meio e cortei um pedaço da zona mais redonda da pera (ver foto). A intenção é a pera permanecer direitinha. Com a ajuda da colher de tirar bolas de meloa (ou uma colher pequena), retirei o caroço.







Dispus as peras no tabuleiro do forno forrado a papel vegetal e pincelei com o molho do tempero abundantemente.
Parti o queijo em fatias e coloquei uma cima de cada metade de pera.


Levei ao forno até estar douradinho e as peras assadas mas firmes.


Retirei, salpiquei com mais cebolinho picado algumas nozes picadinhas e reguei com um fiozinho de mel só para dar brilho.






Bom apetite!

0 Comentários