"Bruschettas " de queijo chèvre / queijo creme com uvas murchas




Bruschettas é sempre uma excelente opção para as entradas quando temos convidados em casa, sejam elas na sua forma mais simples e tradicional, com o alho esfregado em pão torrado, tomate, manjericão e azeite, seja em qualquer uma das versões mais modernas.
Qualquer um de nós pode inventar as suas próprias bruschettas, ao seu gosto, de acordo com o que tem em casa, ou simplesmente como eu fiz, fazer um recheio para o pão de acordo com o tema que tinha para o jantar: frutos de setembro.
São entradas ou petiscos muito práticos, que normalmente agradam a todos, não são dispendiosos nem ocupam muito tempo a preparar. Logo, é quase sempre uma das minhas escolhas.
Já é habitual eu usar queijo, a novidade foi mesmo as uvas murchas que ficaram deliciosas. A ideia não é minha, muito menos a receita. Fiz uma adaptação a uma receita que vi num vídeo á pouco tempo e resultou na perfeição.

Antes de passar á receita, apenas dizer que optei por fazer algumas com queijo chèvre e outras com queijo creme, de forma a evitar que alguém que não gostasse de um deles, não deixasse de provar.

Para 12 fatias de pão (serviu 8 pessoas) vão precisar de:
  • 1 e 1/2 cacetes de pão integral de cereais e sementes (pão ritmo) cortado em fatias
  • 1 queijo chèvre  e 100g de queijo creme (também podem usar requeijão)
  • 500g de uvas vermelhas (usei das sem grainha; não convém serem muito grandes)
  • sal e tomilho seco para o tempero (pode ser sal e pimenta)
  • 1 fio de azeite
  • vinagre balsâmico q.b.
  • nozes picadas (opcional)

Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Untei um tabuleiro com azeite e dispus as uvas. Temperei com sal e tomilho seco. Levei ao forno por 50 minutos, abanando o tabuleiro a meio para que se virem.
Retirei e reguei com um pouco de vinagre balsâmico.



Parti o queijo chèvre em fatias finas e dispus 3 em algumas fatias de pão. Barrei as outras fatias de pão com queijo creme.

Fatias de pão com queijo chèvre

fatias de pão com queijo creme

O pão que tinha queijo chèvre foi ao forno por 8 minutos.
Dividi as uvas por todas as fatias de pão, salpiquei com nozes picadas finamente e reguei com o molho formado.


Está pronto a servir, quente ou já frio. Naturalmente que as de queijo creme ficam melhores frias que as de queijo chèvre, daí ter optado por fazer as versões.


Bom apetite!





0 Comentários