Começando pelas próprias tâmaras, elas são um fruto muito doce, consideradas por muitos um alimento quase ideal pelo seu grande valor nutritivo. A sua grande quantidade de nutrientes essências ao bem estar e saúde do organismo, fundamentais para o bom desenvolvimento muscular, levou a serem desenvolvidas varias formas de serem consumidas.
A que habitualmente uso é as tâmaras secas. É verdade que elas perdem uma parte desse seu valor nutritivo usadas desta forma, mas também é verdade que não é fácil usa-las na outra forma senão mesmo para comer simples.
Elas são muito ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente.
Posto isto, vamos usar as tâmaras!
Habitualmente uso para substituir o açúcar nos bolos. Tem grandes vantagens, porque para além de estar a acrescentar bons nutrientes ás minhas sobremesas, coisa que o açúcar não faz, ainda me permite, em muitos casos, diminuir outros ingredientes, como ovos, manteiga e farinha.
Podemos achar que fica caro. Sim, é mais caro que açúcar, mas também não é nada que ultrapasse aquilo que eu considero o justo preço. O preço normal é de 1€ por 200g e rende cerca de 12 colheres de sopa de puré de tâmara. Se quisermos compara com mel, está muito próximo.
Falta falar das receitas. Afinal é para isso que qui estou. Podemos substituir o mel ou o açúcar em quase todos os bolos. Então porque não o faço? Porque altera ligeiramente o sabor, principalmente se não houverem nesses mesmos bolos sabores fortes. Quase o mesmo se passa nas sobremesas de colher, altera o sabor e o aspeto.
Onde é que então uso? Uso quando quero fazer doces em que o sabor da tâmara combine ou passe despercebido.
Passo agora a explicar como faço o preparado básico das tâmaras e as respetivas quantidades, ressalvando já que pode ficar guardado num frasco fechado no frigorifico várias semanas.
Vão precisar de:
- 1 caneca de tâmaras secas descaroçadas (retiro o caroço abrindo ao meio com uma faca)=> cerca de 20 tâmaras ou 200g
- 100ml de agua ou chá
- 1 colher de café de canela em pó (opcional)
- Para medir as tâmaras na caneca, método mais pratico, coloco-as lá já descaroçadas e pressiono ligeiramente. Não é necessário amassa-las, apenas aconchegar para não haver muitos espaços vazios.
- De seguida é necessário demolha-las.
- Para demolhar, coloco-as em 100ml de água quente (não a ferver) num copo alto.
- Outra alternativa é demolhar em chá. Faz-se um chá a gosto e põe-se a demolhar nele, na mesma quantidade (100ml). É uma opção para quem não aprecie o sabor das tâmaras, ajuda a disfarçar.
- Ainda outra alternativa, que eu nunca experimentei mas já vi quem fizesse, é demolhar em sumo natural de maça. Aqui não é aquecido e ficam a demolhar um pouco mais de tempo.
- Tempo da demolha vai depender se estão muito ou pouco secas. Eu deixo sempre pelo menos 10 minutos, mas podem estar o tempo que quiserem, até mesmo durante a noite.
- Depois é só triturar com a varinha mágica ou no processador de alimentos até ter um puré macio e claro. Posteriormente ele escurece.
- Se for para guardar, coloco num frasco fechado e reservo no frigorifico.
- Este preparado é um "caramelo" excelente, saudável, natural e cheio de bons nutrientes. No entanto, podemos torna-lo mais "soft", ou seja, mais leve. O que faço é misturá-lo em puré de maça (para verem a receita de puré de maça carreguem aqui). Se quisermos que fique um bocadinho mais liquido, podemos adicionar mais água, chá ou sumo de maça.
Para fazer o caramelo de tâmaras e maça:
- 2 colheres de sopa de puré de tâmaras
- 1 colher de sopa de puré de maça
- 1 colher de café de canela em pó
Prático e saudável!
0 Comentários