"Caramelo" de tâmaras






Entendi fazer um post exclusivo sobre o caramelo de tâmaras para que possam mais facilmente perceber a versatilidade deste preparado e as vantagens que temos em adoçar as nossas sobremesas com ele, em detrimento doutros adoçantes.

Começando pelas próprias tâmaras, elas são um fruto muito doce, consideradas por muitos um alimento quase ideal pelo seu grande valor nutritivo. A sua grande quantidade de nutrientes essências ao bem estar e saúde do organismo, fundamentais para o bom desenvolvimento muscular, levou a serem desenvolvidas varias formas de serem consumidas.
A que habitualmente uso é as tâmaras secas. É verdade que elas perdem uma parte desse seu valor nutritivo usadas desta forma, mas também é verdade que não é fácil usa-las na outra forma senão mesmo para comer simples.
Elas são muito ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente.
Posto isto, vamos usar as tâmaras!
Habitualmente uso para substituir o açúcar nos bolos. Tem grandes vantagens, porque para além de estar a acrescentar bons nutrientes ás minhas sobremesas, coisa que o açúcar não faz, ainda me permite, em muitos casos, diminuir outros ingredientes, como ovos, manteiga e farinha.
Podemos achar que fica caro. Sim, é mais caro que açúcar, mas também não é nada que ultrapasse aquilo que eu considero o justo preço. O preço normal é de 1€ por 200g e rende cerca de 12 colheres de sopa de puré de tâmara. Se quisermos compara com mel, está muito próximo.
Falta falar das receitas. Afinal é para isso que qui estou. Podemos substituir o mel ou o açúcar em quase todos os bolos. Então porque não o faço? Porque altera ligeiramente o sabor, principalmente se não houverem nesses mesmos bolos sabores fortes. Quase o mesmo se passa nas sobremesas de colher, altera o sabor e o aspeto.
Onde é que então uso? Uso quando quero fazer doces em que o sabor da tâmara combine ou passe despercebido.
Passo agora a explicar como faço o preparado básico das tâmaras e as respetivas quantidades, ressalvando já que pode ficar guardado num frasco fechado no frigorifico várias semanas.
Vão precisar de:
  • 1 caneca de tâmaras secas descaroçadas (retiro o caroço abrindo ao meio com uma faca)=> cerca de 20 tâmaras ou 200g
  • 100ml de agua ou chá
  • 1 colher de café de canela em pó (opcional)
Confeção:
  • Para medir as tâmaras na caneca, método mais pratico, coloco-as lá já descaroçadas e pressiono ligeiramente. Não é necessário amassa-las, apenas aconchegar para não haver muitos espaços vazios.
  • De seguida é necessário demolha-las.
  • Para demolhar, coloco-as em 100ml de água quente (não a ferver) num copo alto.
  • Outra alternativa é demolhar em chá. Faz-se um chá a gosto e põe-se a demolhar nele, na mesma quantidade (100ml). É uma opção para quem não aprecie o sabor das tâmaras, ajuda a disfarçar.
  • Ainda outra alternativa, que eu nunca experimentei mas já vi quem fizesse, é demolhar em sumo natural de maça. Aqui não é aquecido e ficam a demolhar um pouco mais de tempo.
  • Tempo da demolha vai depender se estão muito ou pouco secas. Eu deixo sempre pelo menos 10 minutos, mas podem estar o tempo que quiserem, até mesmo durante a noite.
  • Depois é só triturar com a varinha mágica ou no processador de alimentos até ter um puré macio e claro. Posteriormente ele escurece.
ESTA QUANTIDADE DE TAMARAS RENDE 12 A 13 COLHERES DE SOPA DE "CARAMELO".




  • Se for para guardar, coloco num frasco fechado e reservo no frigorifico.
  • Este preparado é um "caramelo" excelente, saudável, natural e cheio de bons nutrientes. No entanto, podemos torna-lo mais "soft", ou seja, mais leve. O que faço é misturá-lo em puré de maça (para verem a receita de puré de maça carreguem aqui). Se quisermos que fique um bocadinho mais liquido, podemos adicionar mais água, chá ou sumo de maça.

Para fazer o caramelo de tâmaras e maça:



  • 2 colheres de sopa de puré de tâmaras
  • 1 colher de sopa de puré de maça
  • 1 colher de café de canela em pó
Misturei os ingredientes numa  tigelinha e está pronto. Se for para guardar convém ser no frigorifico. Se quiserem que fique com lisinho e com textura idêntica a um caramelo tradicional, basta passar a varinha mágica na mistura.







Prático e saudável!




0 Comentários