Quem me conhece já sabe que sou pouco dada a cozidos e grelhados. Eu preciso de comida com sabor! Para além disso, olho pela minha "linha" e não me acredito em dietas de cozidos e grelhados. Facilmente são abandonadas ou quebradas. Com isto não quero dizer que não goste de bacalhau cozido com grão. Gosto e muito! Mas os meus filhos torcem o nariz. Assim que lhes vem o cheiro a bacalhau cozido, já estão a reclamar. Nada que não se resolva. Faço o bacalhau co grão no forno, com um tempero que leles adoram e ainda tem a vantagem de não dar trabalho nenhum e sair direitinho da assadeira para o prato.
Para variar um bocadinho o sabor, fiz um molhinho de iogurte que fica fantástico quer com o bacalhau, quer com o grão ou os legumes que acompanho.O grão é um alimento que tem um lugar previligiado na minha casa, em particular na minha alimentação.
Para 4 pessoas vão precisar de:
- 4 postas de bacalhau demolhado
- 2 latas de grão cozido
- pimentão doce q.b.
- tomilho seco q.b.
- azeite
- 2 colheres de sopa de iogurte grego (pode ser queijo quark)
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 4 folhas de louro (opcional)
Liguei o forno a 180ºC.
Enxuguei bem as postas de bacalhau de excesso de água com a ajuda de papel de cozinha.
Escorri o grão da água e reservei-a num copo no frigorifico para as sobremesas (algumas receitas feitas com a água do grão: Mousse de chocolate com aquabafa; Mousse de coco "light" com cobertura de chocolate preto; Mousse de lima (saudável; sem açúcar refinado, natas ou leite condensado); Mousse de Manga (com sumo de lima) saudável (sem: açúcar, natas, ovos, leite condensado); Mousse de morangos saudável ( sem natas, leite condensado nem açúcar); Mousse de chocolate com queijo quark; Mousse de chocolate saudável (sem açúcar, manteiga nem gema de ovo). )
Numa assadeira grande, espalhei o grão e polvilhei-o com pimentão doce e tomilho.
Dispus o bacalhau por cima e também polvilhei com pimentão doce e tomilho. Coloquei uma folha de louro por cima de cada posta. Reguei com um fio de azeite (não é necessário muito; o azeite é uma excelente gordura mas como tudo é para consumir com moderação).
Levei ao forno, sem tapar, por cerca de 40 minutos (o bacalhau coze na sua própria água, não necessita que se acrescente qualquer liquido).
Fiz o molho misturando os ingredientes numa tigelinha.
Servi acompanhado com brócolos cozidos.
0 Comentários