"Manteiga" de coco caseira




A manteiga de coco é bastante cara como todos sabem, mas pode ser feita em casa. Tem alguns "senão". Eu não aconselho fazerem se não tiverem um processador de alimentos potente. É um processo demorado e exigente, no sentido em que o processador fica a trabalhar mais de meia hora seguida. Também não fica exatamente igual á de compra, mas garantidamente mais saudável.
É importante esclarecer que manteiga de coco não é o mesmo que óleo de coco.
Resumidamente, a manteiga de coco é feita com todo o fruto (seco e desidratado no caso desta que fiz em casa), enquanto o óleo de coco é feito retirando a "gordura" natural do fruto, perdendo assim parte do valor nutricional (por exemplo as fibras).
O óleo de coco é bom para usar nos cozinhados e a manteiga fica bem nas sobremesas, em especial nos bombons.
Vão precisar:
  • 200g de coco ralado
Coloquei o coco no processador de alimentos e triturei. Passado algum tempo começa a "quebrar", dando sinais de estar a ficar numa pasta que se agarra ás paredes do processador. Fui parando para desprender o que fica agarrado e depois é só ter um pouco de paciência até estar em manteiga.

Dica: Como disse em cima, fazer esta manteiga é fácil mas requer um pouco de tempo com o processador a trabalhar. Se fizerem menos quantidade de cada vez, o coco "quebra" mais rapidamente.






0 Comentários