Assado de abóbora e maça com ovo "estrelado"




Adoro abóbora assada, quase tanto como batata doce. Combina com quase tudo e sozinha faz uma refeição leve e deliciosa.


Hoje fiz com ovos "estrelados" feitos em água a ferver. Sei que existem várias técnicas para os fazer, eu aprendi num vídeo do chefe Jamie Oliver e acho bastante fácil e prático. Há já algum tempo que uso esta técnica, é rápido e saudável. Não faço ovos com frequência cá em casa, visto que o meu marido precisa de controlar os níveis de colesterol, no entanto, é muitas vezes o jantar das senhoras da casa quando estamos sozinhas. Colocamos num prato uma fatia de pão, barramos com a maionese de abacate (podem ver a receita carregando aqui), umas folhas de alface por cima, tomate e o ovo para terminar. Fica delicioso...

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 1,2 kg de abobora (peso com casca; usei abóbora menina)
  • 3 maças
  • azeite, tomilho seco, pimentão doce (opcional)  e sal para temperar
  • 1 mão cheia de espinafres baby
  • 6 ovos
  • tomilho seco e sal para temperar os ovos
Confeção:
Liguei o forno a 180ºC.
Limpei a abobora por dentro, retirando as sementes, descasquei e cortei em cubos. Coloquei no tabuleiro do forno e temperei com sal, tomilho seco, pimentão doce e reguei com azeite (os cubos de abóbora devem estar espalhados e não sobrepostos). Levei ao forno por 15 minutos.
Entretanto lavei e parti aos cubos a maça.




Passados os 15 minutos, retirei a abóbora do forno, mexi-a e acrescentei a maça. Levei novamente ao forno por mais 20 minutos.
Nota: A abóbora não é toda igual e pode variar o tempo de assar. Uma forma de verem se está no ponto é espetar um garfo e ver se oferece resistência ao entrar. Se não oferecer, está pronta. É importante porque rapidamente ela passa ao estado de se desfazer.
Retirei do forno e coloquei os espinafres. Envolvi tudo.


Para preparar os ovos:
Pus um tacho largo com água ao lume.
Numa tigelinha estiquei pelicula aderente. "Afundei-a" na tigela deixando as pontas de lado (convém ser grandinha para poder depois enrolar).
Parti um ovo para dentro, temperei com sal e tomilho seco (fica lindamente com orégãos), peguei nas pontas da pelicula, uni-as e enrolei-as. Reservei e fiz o mesmo procedimento para os restantes ovos.





Quando a água já ferve, adicionei os ovos, todos ao mesmo tempo para ficarem prontos ao mesmo tempo, sempre com o lume no máximo. O tempo de cozedura vai depender do nº de ovos que estiverem a fazer, mas são 2 ou 3 minutos depois de estar a ferver bem. Olhem para eles e assim que toda a parte visível estiver branca, é para retirar.


Retirei para um prato com a ajuda duma escumadeira, cortei a pelicula enrolada e com cuidado desembrulhei. Com a ajuda duma colher, descolei a parte de baixo.









Servi a abóbora assada com os ovos em cima.

Bom apetite!







0 Comentários