Um gratinado que é uma reunião de bons ingredientes, qual deles o mais rico, todos únicos, especiais de grande valor nutritivo, que se completam e formam uma deliciosa e rica refeição.
O fiambre até é dispensável, mas como estava o meu filho mais velho a comer...Pronto, a mamã lá pôs o fiambre para ele não passar a refeição a reclamar.
O melhor de tudo é saber que tenho uma refeição completa e equilibrada para toda a família em meia hora!
Não sobrou nada, mas num instante voltei a fazer sem ir gratinar para colocar na marmita do dia seguinte.
Ter sempre quinoa cozida no frigorifico é um habito que estou a criar. Cada vez mais vejo inúmeras vantagens em ter a quinoa sempre pronta a utilizar. Não é que demore muito a cozer, são menos de 10 minutos, mas há muitas circunstancias em que o facto de a ter no frigorifico pronta me ajuda a elaborar refeições como esta.
- 1 caneca de quinoa cozida
- 200g de fiambre de frango cortado em cubinhos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1 caneca de tomate cereja + meia para a decoração (se não tiverem podem usar tomate partido em pedacinhos)
- 1 lata pequena de feijão preto escorrida
- 1 lata pequena de milho escorrida
- 100g de queijo ralado para gratinar (usei mozarela)
- azeite
- 1 colher de chá de cominhos, de tomilho e uma pitada de sal
Numa frigideira alta e larga pus a cebola e o alho a refogar num pouco de azeite. Quando estava mole, acrescentei os pimentos cortado em pedacinhos. Deixei que cozinhassem por alguns minutos com a frigideira tapada.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Juntei os tomates (os meus eram caseiros e por isso muito pequeninos; se forem maiores podem cortar ou meio), o feijão, depois o milho e os temperos (cominhos, tomilho e e finalmente a quinoa, misturando sempre entre cada adição.
Passei para uma pequena assadeira, acrescentei o fiambre, envolvi e polvilhei com o queijo ralado. Decorei com mais tomates cereja.
Levei ao forno até estar dourado.
Bom apetite!
0 Comentários