Uma sobremesa, ao pequeno almoço ou ao lanche, é perfeita em qualquer ocasião.
Esta é mais uma forma de usar a banana esmagada, neste caso congelada e triturada, que dá resultados surpreendentes. A banana tem a capacidade de substituir uma serie de ingredientes nas nossas sobremesas, seja ovos, açúcar, alguma farinha,...Na realidade, a banana é um "leite condensado" natural e muito saudável, que inclusivamente pode ir ao lume e ao forno (ver exemplo de receita aqui).
Provavelmente já todos vocês fizeram gelado de banana, murfins ou barritas com banana. Ela tem essas enumeras utilizações.
Nesta mousse ela aparece congelada e não é por acaso. Quando estamos a fazer os gelados de banana e trituramos a banana congelada ela fica num creme liso e muito fofo. Esse creme parece-se muito com os cremes das mousses a que adicionamos claras em castelo. Essa é a razão para eu ter feito esta mousse com banana congelada: conseguir uma textura "fofa" e "vaporosa" como as das mousses tradicionais.
Convido-vos a utilizarem esta técnica noutras mousses e contarem como vos correu.
- 3 bananas grandes cortadas e congeladas por pelo menos 5 horas
- 4 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de puré de maça
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (podem substituir por puré de maça- ver receita aqui, ou seja, colocar 2 colheres de sopa de puré de maça ou podem usar outra manteiga que gostem)
- 1/2 caneca de quinoa cozida (corresponde a 1/4 de caneca por cozer)*
*Cozo a quinoa em água a ferver temperada com 1 pitada de sal, sempre na proporção de 2:1, ou seja, 2 canecas de água para 1 de quinoa. Cozo em lume médio, tapado, até se evaporar toda a água e a quinoa ficar com "risquinhas".
Confeção:
- Retirei as bananas do congelador 5 minutos antes de começar a fazer a mousse para conseguir separar as rodelas e tornar mais fácil o processo de triturar.
- Coloquei as rodelas de banana congeladas no processador de alimentos e triturei até estar num creme liso, branco e fofo.
- Acrescentei os restantes ingredientes e voltei a triturar apenas para os misturar e envolver.
- Servi nos ramequins, decorado com amêndoa, avelã picada e raspas de chocolate.