Rende bastante, eu preenchi a forma do brownie (a minha é de 25 por 20cm), 8 bolachas e 2 turfas para testar.
Vão precisar de:
- 200g (2 tabletes) de chocolate preto (usei 70%cacau)
- 1 copo e meio (copos de 200ml de capacidade) de puré de maça (ver receita e fotos aqui ;cerca de 2 maças pequenas descascadas e cozidas em lume brando com sumo de limão e uma colher de sopa de adoçante em pó ou mel)
- 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa ou amendoim ou caju ou outra que gostem (opcional; ajuda na ligação e no equilíbrio nutricional)
- 2 e 1/2 canecas de flocos de aveia (usei 1 caneca de flocos integrais e 1 e 1/2 dos normais)
- mel (pode não ser necessário; eu usei apenas 2 colheres de sopa; vai depender muito do chocolate que usarem, das maças e até do gosto de cada um; provem a vossa massa no fim e acrescentem apenas se acharem necessário; podem optar por adoçante)
- 25 g de chocolate preto para a decoração (opcional)
Quando já estava num creme, juntei a manteiga de caju, o puré de maça aos poucos e misturei até estar um creme liso.
Aos poucos fui juntando os flocos de aveia, envolvendo bem no creme.
Forrei a forma do brownie com papel vegetal e verti parte da massa para lá. Pressionei para que fique compacta e levei ao frigorifico.
Reservei um pouco da massa na tigela, no frigorifico, por meia hora. Retirei, fiz bolas com a minha mão e achatei de forma a fazer bolachas. Guardei no frigorifico.
Coloquei 25g de chocolate preto a derreter no microondas por 20 segundos. Com a ajuda duma colher de café, espalhei por cima do bolo, das bolachas e das bolas.
Dica:
Se vos sobrar puré de maça, podem misturar-lhe um pouco de cacau em pó e juntar á vossa massa. Pode ser necessário acrescentar mais um pouco de aveia.
Nota: Apesar de ter guardado no frigorífico, aguentam perfeitamente bem várias horas á temperatura ambiente. Como disse em cima, levei-as para a praia sem arca frigorifica.
Que delicia para acompanhar um café!