Bolachas de aveia e chocolate preto





Com apenas 5 ingredientes, saudáveis e deliciosas, em formato de bolacha, cortadas em quadrados ou bolas tipo trufas, fizeram as nossas delicias e de quem nos acompanhou nas tardes de praia. Sim, eu fiz, levei estas "barritas" para a praia e partilhei com amigos que estavam connosco e estão a iniciar-se nesta forma de nos alimentarmos. Por uns dias, deixaram as bolas de Berlim de lado e comeram os meus deliciosos quadrados de chocolate preto e aveia, que fiz em poucos minutos, sem necessidade de nenhum eletrodoméstico de cozinha.



Rende bastante, eu preenchi a forma do brownie (a minha é de 25 por 20cm), 8 bolachas e 2 turfas para testar.

Vão precisar de:
  • 200g (2 tabletes) de chocolate preto (usei 70%cacau)
  • 1 copo e meio (copos de 200ml de capacidade) de puré de maça (ver receita e fotos aqui ;cerca de 2 maças pequenas descascadas e cozidas em lume brando com sumo de limão e uma colher de sopa de adoçante em pó ou mel)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa ou amendoim ou caju ou outra que gostem (opcional; ajuda na ligação e no equilíbrio nutricional)
  • 2 e 1/2 canecas de flocos de aveia (usei 1 caneca de flocos integrais e 1 e 1/2 dos normais)
  • mel (pode não ser necessário; eu usei apenas 2 colheres de sopa; vai depender muito do chocolate que usarem, das maças e até do gosto de cada um; provem a vossa massa no fim e acrescentem apenas se acharem necessário; podem optar por adoçante)
  • 25 g de chocolate preto para a decoração (opcional)
Parti o chocolate para uma tigela larga e pus a amolecer no microondas por 1 minuto, parando a cada 20 segundos para mexer.
Quando já estava num creme, juntei a manteiga de caju, o puré de maça aos poucos e misturei até estar um creme liso.

Aos poucos fui juntando os flocos de aveia, envolvendo bem no creme.


Forrei a forma do brownie com papel vegetal e verti parte da massa para lá. Pressionei para que fique compacta e levei ao frigorifico.
Reservei um pouco da massa na tigela, no frigorifico, por meia hora. Retirei, fiz bolas com a minha mão e achatei de forma a fazer bolachas. Guardei no frigorifico.

Coloquei 25g de chocolate preto a derreter no microondas por 20 segundos. Com a ajuda duma colher de café, espalhei por cima do bolo, das bolachas e das bolas.


Dica:
Se vos sobrar puré de maça, podem misturar-lhe um pouco de cacau em pó e juntar á vossa massa. Pode ser necessário acrescentar mais um pouco de aveia.
Nota: Apesar de ter guardado no frigorífico, aguentam perfeitamente bem várias horas á temperatura ambiente. Como disse em cima, levei-as para a praia sem arca frigorifica.
Que delicia para acompanhar um café!