Brownie proteico de chocolate e quinoa



Porquê fazer um bolo ou uma qualquer outra sobremesa de quinoa? Porque a quinoa, considerada um super alimento, é uma fonte de fibras, proteínas, ácidos gordos essências, entre outros nutrientes, não tem glúten e ainda não dá trabalho nenhum a preparar. Acrescentá-la a um outro conjunto de ingredientes saudáveis e importantes para o nosso organismo do ponto de vista nutricional, é uma mais valia. Claro que este tipo de bolos são saudáveis mas calóricos, logo, eu prefiro fazer em formato de brownie por ser mais fácil dosear o que cada um come. 

Esta sobremesa ainda foi feita durante as minhas ferias, foi mesmo a ultima que fiz por terras do algarve, e a escolha não foi feita ao acaso. É habitual fazermos um passeio no dia da viagem para norte. Por norma escolhemos uma localidade com historia. Como viajamos sempre durante a semana, não temos problema de estarem museus ou castelos fechados. Como é habitual nestas visitas, andamos muito a pé e a determinada altura aparece a fome. Nada melhor que um quadradinho dum bolo proteico para fazer "esquecer" a fome por algum tempo!

Vão precisar de:
(Capacidade da caneca que usei é de 240ml)
  • 1 e 1/2 caneca de farinha de aveia
  • 1/2 caneca de farinha de trigo integral (podem usar só farinha de aveia; a minha farinha de aveia acabou e eu acrescentei da única que tinha na casa de férias; também podem fazer com 1/2 caneca de farinha de amêndoa ou 1 caneca de farinha de alfarroba ou 1 caneca de farinha de coco e a restante de aveia, sempre de forma a completar 2 canecas)
  • 1 caneca de quinoa cozida (equivale a 1/2 caneca de quinoa por cozer)*
  • 1/2 caneca de cacau em pó
  • 1 colher de sobremesa de café instantâneo (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1 colher de chá de café instantâneo (opcional)

  • 50 g (meia tablete) de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 2 colheres de sopa de puré de maça ( cerca de 1 maça descascada, cortada e cozida em sumo de meio limão e adoçada com 1 colher de mel ou adoçante; podem substituir por banana esmagada mas lembrem-se que vai acrescentar mais calorias e menos fibras que a maça; podem ver a receita e fotos carregando aqui)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim ou outra que gostem
  • 2 ovos
  • 5 colheres de sopa de mel ou açúcar de coco, ou açúcar mascavado ou adoçante em pó
  • 3/4 de caneca de leite
  • pepitas de chocolate (opcional)
*Cozo a quinoa em água a ferver temperada com 1 pitada de sal, sempre na proporção de 2:1, ou seja, 2 canecas de água para 1 de quinoa. Cozo em lume médio, tapado, até se evaporar toda a água e a quinoa ficar com "risquinhas".

Para os molhos (são opcionais e podem fazer outros que gostem; eu experimentei comer só com o de chocolate e adorei):
Creme de caramelo de coco - 2 colheres de sopa de leite de coco (que deve estar no frigorifico há pelo menos 1 dia para a parte liquida estar separada da sólida) para 1 colher de sopa de caramelo de coco. Esta é a proporção que devem fazer. Eu fiz para todo o bolo 6 colheres de sopa de leite de coco com 3 de caramelo de coco.
Para verem a receita do caramelo de coco carreguem aqui (podem fazer apenas 1/2 receita).
Creme de chocolate - Numa tigela misturei 3 colheres de sopa de cacau com 3 colheres de sobremesa de mel e 3 colheres de sopa de liquido que fica no fundo da lata de leite de coco. (ver dica à frente)


Outras opções:
=>Podem fazer apenas um "chantilly" de leite de coco batendo o leite de coco com a batedeira, exatamente como se fosse natas e depois adoçam a vosso gosto, por exemplo com mel ou com adoçante em pó.
=>Podem misturar queijo quark ou leite de coco ou iogurte grego natural com de mel (proporção de 2:1) e um pouco café instantâneo ou manteiga de amendoim ou cacau em pó.
=>Podem apenas misturar iogurte grego natural com mel e cacau
=>Ovos moles sem açúcar: podem ver a receita carregando aqui
=>Também podem esmagar ou triturar um abacate e misturar 3 colheres de sopa de mel e 3 colheres de sopa de cacau em pó.
=> Outra forma de fazerem creme de cacau é juntar ao puré de maça cacau em pó e um pouco de mel a gosto


Confeção:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ªC. Forrei a forma do brownie com papel vegetal.
  2. Numa tigela larga misturei os 8 primeiros ingredientes da lista (os secos).

  3. Parti o chocolate em pedaços para outra tigela e coloquei a derreter no microondas 40 segundos parando a meio para mexer. Quando já estava num creme liso, acrescentei o puré de maça e a manteiga de amendoim. Mexi bem até estar cremoso. Juntei os ovos e bati bem com batedor de varas manual (ou um garfo).


  4. Juntei a mistura de chocolate à dos secos e envolvi.


  5. Dissolvi o adoçante em 3/4 de caneca de leite e juntei aos poucos á massa. Se a vossa massa ainda estiver muito densa e difícil de mexer, acrescentem mais um pouco de leite, até ao máximo de 1 caneca.
  6. Verti para a forma e espalhei pepitas de chocolate por cima.
  7. Levei ao forno por 30 minutos. Podem espetar o palito aos 25 minutos e se já sair seco retirar. Não deve ultrapassar os 30.

Dica:

Molhos/ cremes de cacau ou chocolate feitos com o liquido das latas de leite de coco

Uma forma fácil de retirar a água da lata de leite de coco é virá-la ao contrario e abrir a lata com um abre latas tradicional.
Podem reservar esse liquido no frigorifico para fazer os vossos molhos ou cremes de chocolate.
Eu quando abro uma lata de leite de coco faço logo creme ou molho de cacau ou chocolate. Guardo no frigorifico para as diferentes utilizações, por exemplo, colocar por cima de gelados, por cima das papas ou overnight de aveia, coberturas de bolos, ... Estes cremes/ molhos duram vários dias no frigorífico, guardados num frasco de vidro ou porcelana fechados.

Receita base para os molhos de cacau mais líquidos:
  • 1 colher de sopa de "água" da lata de leite de coco
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
ou, se gostarem mais doce e menos amargo de cacau -
  • 1 colher de sopa de água da lata de leite de coco
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó
Receita base para os cremes de cacau (mais espessos para, por exemplo, coberturas de bolos):
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de "água" da lata de leite de coco
  • 1 colher de sopa de mel
Notas:
.qualquer um deles pode ir ao lume; se levarem ao lume vai engrossar mais quando arrefecer;
. também podem ser feitos com leite

Para fazer os molhos ou cremes com chocolate, basta derreter o chocolate no microondas ou em banho maria e depois ir juntando a água" da lata de leite de coco aos pouquinhos e mexendo sempre.
A proporção é, para os molhos mais líquidos, 50g de chocolate preto para 100ml de água e 100g de chocolate preto derretido para 100 de água da lata de leite de coco.