Barritas de aveia, maça e noz



Eu até achava que era a "inventora" de receitas cá de casa, mas acho que estou a perder o "posto"! A minha filha Camila está literalmente a "passar-me a perna" e pôr-se á frente na corrida de quem faz as receitas mais saudáveis e deliciosas!
O forte dela neste momento são as barritas! Vocês não estão bem a ver... Ela chega á cozinha, abre o frigorifico e retira os frascos todos; chega ao armário despenseiro e retira outros tantos sacos e frascos. De seguida vai para a bancada da cozinha, vira-se de costas para mim, e só sai de lá com a obra prima concretizada!
E não é que hoje tive direito a publicar aqui no meu blogue uma receita dela! Pois é, hoje a minha filha escreveu no papel tudo que colocou e deu-me! (Claro que isto vai custar-me umas calças novas...)
Vou contar-vos como começou esta evolução dela na saga das barritas.
Já aqui comentei que a Camila é muito cuidadosa com a sua boa forma física e a sua saúde, muito mais que eu própria. Para além da alimentação cuidada que já temos cá em casa, a Camila é daquelas pessoas que não "petisca" nada fora das refeições, segue à risca tudo que é recomendado e raramente comete deslizes. Para terem uma ideia, quando há festas de aniversario dos colegas, ela tenta ir só depois de jantar para não parecer mal não comer o que lhe estão a oferecer. Para além da alimentação, faz 2 horas de ginásio diárias.
Neste tempo que tivemos de ferias houve necessidade de fazer lanche para levar para a praia, como de resto sempre fiz. Logo no 1º dia eu fiz barritas. Ela viu, gostou da ideia, achou muito fácil e pediu para ser ela a fazer as próximas. Fez algumas perguntas, do género: "quando é que tinham de ir ao forno ou ao frigorifico; quais os ingredientes que devia evitar para levar para o calor,..." e pôs mãos á obra para as seguintes. Ficou uma perita no assunto!
Vão precisar de:
(ingredientes para uma forma tipo brownie de 25 por 20cm):
  • 1 caneca de flocos de aveia
  • 1 caneca de flocos de aveia integrais (podem ser 2 canecas de flocos normais)
  • 1/2 caneca de sementes de linhaça moídas (farinha de linhaça)
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3/4 caneca de puré de maça (ver receita aqui ) ou 1/2 caneca de puré de maça e 1/4 de caneca de manteiga de amêndoa, amendoim ou outra que gostem
  • 2 ovos
  • 1/3 de caneca de mel ou açúcar mascavado ou de coco
  • 1 maça pequena partida em pedacinhos
  • 1/2 caneca de nozes picadas
  • 1/2 caneca de passas (opcional)
Confeção:
Ligar o forno a 180ºC.
Numa tigela larga juntar todos os secos (aveia, farinha de linhaça e sal). Misturar.
Numa outra tigela bater os ovos e misturar o puré de maça e o mel ou açúcar.
Verter a mistura dos ovos para a dos secos, envolver bem e acrescentar a maça, as nozes e as passas.
Verter para uma forma quadrada ou retangular, do tipo brownie, forrada a papel vegetal e levar ao forno até estar douradinho (cerca de 15 a 20 minutos). Polvilhar com canela ainda quente.
Deixar arrefecer antes de partir.





Uma delicia saudável e nutritiva!