Sobremesa de queijo quark e morango




É uma fantástica sobremesa em formato "parfait", para fazer num instantinho e surpreender!
Não vai surpreender só pelo aspeto, nem pelo sabor, vai surpreender também pelo toque de cremosidade e gulodice, sem sair da linha...


Vão precisar de:

  • 500g de queijo quark
  • 4 colheres de sopa rasas de mel
  • 400g de morangos cortados e congelados (ou frutos vermelhos ou frutos silvestres congelados)
  • adoçante para os morangos se forem pouco doces (eu usei 1 colher de sopa de adoçante em pó - usei o canderel de stevia)
  • bolachas de aveia (8 a 10) ou granula ou outro tipo de bolacha que gostem ( eu usei no copo da 1ª foto granula feita no microondas que podem ver carregando  aqui  e nos restantes bolacha de aveia - não achei funcional fazer a sobremesa com granula e passei para as bolachas).
Notas:
*Rende 5 a 6 taças - vai depender não só do tamanho dos copos/ taças, como também do uso de granula ou bolacha;
* usei taças/ copos pequenos de 200ml. É o que aconselho porque é mais que suficiente para uma pessoa; torna-se "enjoativo", apesar de ser sobremesa fresca e de fruta. Na minha opinião não deve estar tão cheio como estão as minhas e dará mais uma taça.

Confeção:
  1. É necessário ter morangos cortados congelados para fazer este creme (molho). Se os morangos estiverem frescos não vão conseguir esta consistência. Podem comprar frescos, cortar e congelar por 5 horas (é o que eu faço), ou comprar aqueles saquinho congelados já prontos.
  2. Retirei os morangos do congelador e deixei á temperatura ambiente 5 minutos, tempo suficiente para os conseguir separar. Coloquei-os no processador de alimentos e triturei, reservando alguns para a decoração. É necessário ir parando e desagarrando o que fica preso ás paredes. Com um pouco de paciência, ele fica num creme liso. Adocei este creme com adoçante.
  3. Misturei o mel com o queijo quark.
  4. Em copinhos e taças, fui dividindo os cremes (quark e morangos), fazendo camadas, começando por queijo, seguido de molho de morango e uma única camada de bolacha. A ultima camada foi de molho de morango. (As taças têm pela ordem de: queijo, creme de morango, bolacha, queijo e creme de morango; estes copos tinham mais uma camada de queijo).

Revisão de calorias (feita muito por alto através de aplicação de telemóvel):
queijo quark: 260
mel: 64*4=256
morangos: 33*4=132
bolacha aveia: 81
adoçante: 2
total= 731:9=81

1 Comentários

  1. Adorei esta sobremesa, e fiz só que em vez de taças coloquei em travessa e decorei de forma diferente, o resto foi tudo igual, é muito boa e saudável

    ResponderEliminar