Almôndegas de curgete (vegetarianas)



Foi a minha 1ª experiencia e estou completamente conquistada! Ou melhor, estamos! Na realidade, quando disse cá em casa que ia fazer almondegas vegetarianas, o meu marido ficou muito apreensivo, quase com vontade de dizer que ia comer fora...Vale-me a filha Camila que alinha sempre nestas minhas aventuras. Ele adorou, comeu, repetiu e eu vou voltar a fazer!

Para 3 a 4 pessoas:
  • 2 courgettes
  • 1/2 caneca de pão ralado (usei integral)
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 ovo
  • 80g de ricota (meia embalagem; podem usar outro requeijão)
  • 3 pés de salsa picado
  • 2 colheres de sopa de azeite + azeite para untar a assadeira e um fio para regar antes de ir ao forno
  • sal
Comecei por ralar as courgette finamente para uma tigela. Temperei com sal e reservei por 20 minutos. Vão reparar que vai estar bastante liquido na tigela. Escorri e passei a courgette para um pano. Apertei bem para que saia toda a água. Convém apertar bem para ficar bem seca.



Coloquei novamente na tigela e acrescentei todos os restantes ingredientes. Misturei bem.
Untei uma assadeira com um pouco de azeite e pus o forno a aquecer a 180ºC.
Fiz bolas com a massa. São muito fáceis de fazer e não agarra ás mãos. Se eventualmente estiver muito mole e a agarrar, basta colocar mais um pouco de pão ralado.


Coloquei as bolas de massa na assadeira e reguei com um fio de azeite. Levei ao forno por cerca de 40 minutos (pode ser um pouco menos se fizerem almondegas mais pequenas que eu.


Servi acompanhado de esparguete integral e polvilhei com queijo ralado. Se quiserem podem fazer um molho de tomate e colocar por cima das almondegas em vez do queijo.

São simplesmente maravilhosas!