Mousse de coco (sem açúcar, natas, leite condensado nem ovos) com cobertura de chocolate preto





Desde a passagem de ano que não fazia mousse de coco, o que é lastimável porque gosto imenso. Sempre com vontade de experimentar outras coisas, vai ficando para outro dia aquelas que tanto gosto.
A minha filha Camila ontem disse-me isso mesmo. "Mamã, estás sempre a fazer sobremesas novas e nós sentimos saudades das outras! "
Pois eu então fiz-lhe a vontade...ou a mim que sou quem mais gosta desta...Hoje, na hora do almoço (sim, na hora do almoço porque fiz em 20 minutos!), fiz uma versão ligeiramente diferente da mousse de coco que costumava fazer, mais rápida e também mais leve. Quando cheguei à tarde fiz cobertura de chocolate. Uma delicia!
Vão precisar de:
(rende 6 copinhos/tacinhas)
  • 1 lata de 400ml de leite de coco que deve estar no frigorifico de véspera
  • 3 colheres de sopa de mel ou adoçante
  • 5 colheres de sopa de coco ralado
  • 4 claras em castelo ou aquafaba (água de cozer grão - podem ver a informação aqui)
  • 3 folhas de gelatina
Pra a cobertura:
  • 1 tablete de chocolate preto 70% cacau
  • liquido que fica no fundo da lata de leite de coco
Comecei por pôr o coco ralado a hidratar em água até cobrir.
Com cuidado retirei a parte sólida da lata de leite de coco, reservando o liquido que fica em baixo. Coloquei numa tigela e bati com a batedeira como se fossem natas.


Coloquei as folhas de gelatina a hidratar em água por 3 minutos. Escorri sem espremer para ficar alguma água e levei uns segundos ao microondas a derreter.
Bati as claras em castelo firme. Quando estava a terminar de bater, adicionei uma colher de açúcar para que não deslacem (não se esqueçam deste truque que é importante se a sobremesa não for para ser comida toda no mesmo dia).
Entretanto o coco já está numa espécie de gelatina e adicionei ao leite de coco batido. Bati, acrescentei o mel e a gelatina derretida e voltei a bater.
Envolvi as claras batidas no creme de coco e dividi por tacinhas.

Levei ao frigorifico (eu deixei cerca de 4 horas mas 1 hora é suficiente)
Coloquei o chocolate partido em pedaços numa tigelinha com a água que fica no fundo da lata de leite de coco. Levei ao microondas por 2 minutos, parando a meio para mexer. Vai ficar num creme liso e fino. Deixei arrefecer um pouco e dividi pelas tacinhas.


Ainda melhor que a anterior...ou as saudades eram muitas...
Para ver a outra versão da mesma mousse carregar aqui.