Batata-doce recheada


Pode ser uma entrada, um lanche, um jantar leve ou tardio...é super-fácil, super-rápido e, se não abusarmos nos ingredientes do recheio (eu não abusei), super-saudável!
Já disse aqui que a batata doce é muito mais saudável que a dita normal, com este (ou outro) recheio, ela pode tornar-se uma refeição deliciosa e muito completa. A melhor parte está mesmo no recheio! É que há inúmeras possibilidades de as rechear. A ideia é abrir o frigorifico, ver o que tem, alguma sobra de, por exemplo, frango, carne picada, strogonoff, queijos, bacon, umas fatias de fiambre ou presunto,cogumelos...juntar algum legume, congelado ou não, e depois passar tudo por uma frigideira, juntar a polpa da batata cozida e queijo creme ou maionese, enfim, é que a imaginação quiser que as possibilidades são quase infinitas!

Para 3 pessoas e para efeito de refeição leve:
  • 3 batatas doces pequenas
  • 1 cebola pequena picada (usei cebola roxa porque já a tinha cortada mas pode ser da outra)
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • espinafres - usei dos congelados e contei 2 cubos por batata, ou seja, usei 6 cubos de espinafres
  • 1e 1/2 peito de frango desfiado (usei uma sobra de frango de churrasco mas pode ser qualquer um ou, ainda melhor, cogumelos laminados)
  • cerca de 50 g de queijo creme (já fiz com maionese e com queijo ralado e também fica bem)
  • queijo mozarela q.b.

Comecei por lavar bem as batatas e coze-las em água (não convém fazer qualquer corte; espetei apenas com um palito para ver se já estava cozida).
Numa frigideira, refoguei a cebola com o alho e o azeite; juntei os espinafres e deixei que cozinhassem. Acrescentei o frango desfiado e envolvi.


 Entretanto, e quando as batatas já estavam ligeiramente arrefecidas, tirei-lhes a polpa, em cima de "quadrados" de papel de alumínio. Devia ter colocado numa tigela e esmagado com o queijo creme antes de juntar ao refogado de frango, mas estava atrasada e pus a polpa da batata logo na frigideira. Misturei bem e adicionei o queijo creme.
*o lume estava ligado mas baixo.

 



 Recheei as batatas com esta mistura e polvilhei com um pouco de mozarela. Levei ao forno a gratinar, apenas com a resistência de cima ligada.





Uma refeição diferente, deliciosa e saudável!