Jardineira de frango com batata doce





Jardineira é um prato que me faz lembrar a minha infância. E a adolescência...e o refeitório da escola ...e a cantina da faculdade...Na realidade era uma festa quando havia jardineira na cantina, embora não tivesse nada a ver com a que a minha mãe fazia, lá se comia e era bem melhor que a dobrada...
Mas com o Natal à porta eu resolvi fazer uma jardineira "soft", ou seja, é o mesmo mas não tem nada a ver. Troquei a carne de vaca por carne de frango, as batatas por batata doce, acrescentei aipo -adoro aipo- e não coloquei enchidos! Era para por uns cubinhos de bacon junto com a cebola mas com a pressa de fazer o almoço, acabei por me esquecer...paciência...fica para a próxima. Ficou bom na mesma e muito mais leve que a tradicional. É a minha preparação para o Natal...

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 600g de peito de frango
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de sopa de tomate em pedaços (ou concentrado de tomate)
  • 3 a 4 talos de aipo
  • 1 cenoura grande
  • 400g feijão verde
  • 500g batata doce

Num tacho refoguei a cebola com o alho num pouco de azeite. Juntei o frango partido aos cubos e acrescentei o tomate. Deixei que o frango ficasse sem a cor de carne fresca e acrescentei os restantes ingredientes, todos devidamente limpos e partidos aos cubos. Deixei cozinhar até estar tudo tenro.
* o frango é uma carne que, como sabemos, cozinha muito rápido, por isso não é necessário estar muito tempo ao lume antes de colocar os legumes; o tempo os lavar e cortar é o suficiente.





E é isto, a minha versão pré-natalícia de jardineira. Para me poupar para os exageros do Natal!

0 Comentários