Há 3 anos atrás resolvi fazer o bacalhau da consoada confitado. A razão não foi só para agradar a todos, foi também o facto da família ser cada vez maior e o bacalhau confitado no forno é muito simples de preparar, ótimo para fazer muitas postas ao mesmo tempo, e o tempo que fica no forno, é tempo que ganho para fazer outras coisas. Não é de todo uma receita económica e a qualidade do bacalhau e do azeite conta muito para o "sucesso" do prato, ainda assim podemos guardar todo o azeite usado e voltar a usar. Eu usei para fazer "roupa velha" no dia 26.
Vão precisar de:
- Postas de bacalhau demolhado - 1 por pessoa (se for um bacalhau bastante alto pode ser 1 por 2 pessoas-eu usei desse)
- 1 garrafa de azeite (75ml)
- 2 a 3 cabeças de alho
- folhas de louro
- Retirei o bacalhau da água onde estava a demolhar e coloquei em cima de uma grelha para que escorresse alguma água (acabou por ficar marcado da grelha...). Sequei muito bem com papel absorvente e coloquei numa assadeira.
- Dispus em volta as cabeças de alho, com a casca e cortadas na extremidade do pé, e as folhas de louro.
- Reguei com o azeite. O bacalhau deve ficar mergulhado em azeite até mais ou menos a meio, por isso convém escolher uma assadeira mais ou menos á medida do que vamos cozinhar. Tapei com papel de alumínio.
Levei ao forno a 100ºC durante mais de duas horas, mas o tempo vai depender da altura dos lombos e da quantidade. O bacalhau deve assar lentamente e o azeite não deve ferver.
Acompanhei com batata e couve portuguesa cozida.
2 Comentários
Olá. Vou experimentar. Não tempera com mais nada? Obrigada
ResponderEliminarBoa noite! Este ano coloquei umas astes de alecrim por cima Mais por decoração que sabor O bacalhau quer essencialmente é o louro e alho
Eliminar