O meu truque é o sempre o mesmo, é o que faço sempre que quero cozinhar uma peça de carne inteira: fritar a carne numa frigideira untada com manteiga e açúcar. Esta fritura vai fazer com que o lombo ganhe uma crosta em toda a sua superfície e não deixe fugir os sucos contidos no interior. Permite-nos cozinha-lo depois a temperaturas baixas, no forno ou no tacho, deixando-o macio e suculento.
O acompanhamento é sem duvida um dos preferidos cá de casa! Os meus filhos adoram e tenho sempre que fazer um pouco mais porque eles querem sempre repetir noutra refeição.
Vão precisar de:
Para o lombo assado:
- 1,5 kg de lombo de porco
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- folhas de louro (usei 5)
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- azeite
- 1 copo de vinho branco
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
Para o acompanhamento de castanhas:
- 500g de castanhas limpas
- 500g de couves de bruxelas (usei congeladas)
- 2 dentes de alho
- 1 fatia grossa de bacon
- azeite
Piquei a cebola, os alhos e parti as folhas de louro com as mãos. Coloquei num tacho grande com o azeite e a massa de pimentão. Levei ao lume (brando).
Pus uma frigideira ao lume e, quando quente, coloquei a manteiga para a untar e depois o açucar. Quando este começa a ficar amarelo, e com o lume bem alto, coloquie a carne. Deixei dourar. A intenção é "selar" a carne para que mantenha os seus líquidos dentro e assim não ficar seca.
Retirei da frigideira e coloquei no tacho que estava ao lume. Deixei levantar novamente fervura e adicionei o vinho branco. Deixei cozinhar em lume brando durante cerca de 1 hora. Se estiver a ficar sem liquido, adicionar um pouco de água.
Enquanto a carne cozinhou fiz o acompanhamento.
Retirei a carne do tacho, deixei arrefecer um pouco e fatiei.
Servi com o molho que ficou no tacho à parte.
0 Comentários