Torta de claras e limão com recheio de "lemon curd" (saudável; "fit", paleo; sem glúten; sem açucar; com farinha de coco)




Se a vida te dá limões, faz deles uma torta!
Não foi á primeira, mas foi á segunda que consegui a perfeição na minha torta de claras e limão, sem açucar nem farinha refinada. Pelo menos desta vez não saturei a família com a mesma sobremesa até acertar😊.
Tanto e tão pouco que há para dizer sobre esta receita. É facto uma torta saudável e pobre em calorias, nada comparada com as suas semelhantes.
Vou começar pelo recheio. Optei pelo meu já conhecido "lemon curd", o mais fácil e mais "light" que alguma vez vi feito. Não é mais que ovos batidos com limão e o ingrediente adoçante que preferirem (eu usei stevia), tudo cozinhado em banho maria, e no fim acrescento queijo quark ou iogurte natural (que também pode ser natas batidas ou leite de coco sólido) de forma a ficar na textura que pretendo. Neste caso queria uma textura mais densa e que não escorresse, daí só ter acrescentado 2 colheres de sopa de queijo quark.
Para terem uma ideia, é tão fácil que este foi a minha filha Camila, nos seus lindos 16 anos, que fez e não é a primeira vez. Ela já só me pergunta quantos ovos é que é para fazer, o resto já sabe.

Quando ao bolo em si que dá lugar á torta, baseei-me numa vulgar torta de claras para o fazer. Não nas receitas só de claras, mas sim nas que têm alguma percentagem de farinha. No entanto, reduzi essa mesma farinha para quantidade mínima necessária para obter uma torta perfeita e usei farinha de coco. Sim, a famosa aqui no blogue farinha de coco que eu tanto gosto de usar pela sua quantidade extravagante de fibras solúveis que tão bem fazem á minha dieta. Para adoçar também recorri á stevia, no entanto qualquer ingrediente adoçante pode ser usado.
No blogue existe uma outra receita de torta de claras, no entanto é bem diferente desta.





Vão precisar de:
(forma retangular de 20 por 30cm ; rende 10 fatias)
  • 8 claras de ovo (ou 240ml de claras pasteurizadas)
  • sumo 1 limão
  • 12 colheres de sopa do ingrediente adoçante que preferirem (mel, agave, açucar de coco, mascavado, adoçantes artificias, xaropes/ geleias adoçantes; usei stevia liquido)
  • 5 colheres de sopa (75ml no copo medidor) de farinha de coco (ou 100g de aveia ou espelta)
Para o "lemon curd" do recheio e cobertura:
  • 4 ovos
  • sumo e raspa de 1 limão
  • 5 colheres de sopa do ingrediente adoçante que preferirem (usei stevia liquido)
  • 2 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou iogurte natural ou natas batidas ou leite de coco sólido
Confeção:
Comecei por fazer o lemon curd para que arrefeça antes de colocar na torta.
Pus um tachinho com água ao lume. Numa tigela bati bem os ovos com o sumo de limão e o adoçante. Coloquei em cima do tacho (em banho maria) e deixei que engrossasse mexendo com frequência. Obtive um creme.
Deixei arrefecer 5 minutos, juntei o queijo quark, misturei e reservei no frigorifico até á hora de usar.




Passei ao bolo em si. Forrei um tabuleiro de 20 por 30cm com papel vegetal e untei o próprio papel. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Bati as claras em castelo firme. Juntei-lhes o sumo de limão e o ingrediente adoçante. Bati mais 2 minutos.
Cuidadosamente, envolvi a farinha peneirada.




Verti o preparado obtido no tabuleiro e espalhei. Levei ao forno por 7 minutos (não deve ultrapassar os 8 minutos).
Retirei do forno, retirei da forma com a ajuda do papel vegetal e distribuí em cima 2/3 do "lenom curd".
Também com a ajuda do papel vegetal, enrolei a torta.
Passei para uma travessa de servir e espalhei o restante lemon curd por cima.
Decorei com rodelas de limão, hortelã e sementes de papoila.





Tão bom…


2 Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite. Eu uso claras pasteurizadas para não ter esse problema. Tenho sempre em casa, dão imenso jeito para as omeletes de claras, bases de pizza… Experimente que vale a pena.

      Eliminar