Bolo de coco, abacaxi e lima (sem farinha; saudável; rico em fibras) 

Não tem farinha, mais rico em fibras era difícil e ainda é uma delicia difícil de descrever.
Um bolo delicioso e facílimo de fazer, resultado duma combinação de ingredientes simples, que habitualmente há em casa, com cerca de 180 Kcal por fatia.
O abacaxi, tal como o ananas, é extremamente rico em bons nutrientes para o nosso organismo. Como todos os frutos cítricos, é rico em vitaminas e minerais essências: vitaminas A, B, C, e E, zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio. Tem poucas calorias e ainda e muito rico em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele e aparecimento de algumas doenças associadas ao fator idade. Já não bastava o seu poder refrescante, ainda é riquíssimo em fibras!


E o que é que acontece quando o palhaço adoce? Não há circo! Pois não tive de ferias, não senhor, antes tivesse estado, adoeci com um vírus de gripe, depois dum outono e inverno sem sequer me constipar. Enfim, podia ser pior. Ontem, saída de 3 dias seguidos no sofá, fiz o bolinho para as lancheiras da restante semana. E que bolinho... SEM FARINHA, riquíssimo em fibras e uma verdadeira delicia, resultado duma combinação única de ingredientes simples!
Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 500g de abacaxi pesado cortado em pedaços (usei uma metade pequena de abacaxi fresco; podem usar ananas de lata sem açúcar)
  • 6 ovos
  • 1/3 de caneca de ingrediente adoçante (80ml no vosso copo medidor); usei açúcar mascavado; podem usar açúcar de coco, mel, agave, geleias adoçantes, adoçante em pó,...
  • 50ml de azeite (ou óleo de coco derretido)
  • raspas e sumo de 1 lima
  • 1/2 caneca de coco ralado
  • 1/2 caneca de amido de milho (maisena) ou polvilho doce ou araruta
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
Cobertura ("crumble"):
  • 1/2 caneca de frutos secos que prefiram (usei noz e cajus)
  • 1 colher de sopa de amido de milho ou polvilho doce ou araruta
  • 1 colher de açúcar de coco ou mascavado
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco derretido
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Descasquei e parti em pequenos pedaços uma metade (pequena) de abacaxi (podem picar num processador de alimentos). Rendeu cerca de 500g. Passei para um pano e apertei bem para que saia o máximo de sumo possível. O sucesso da vossa receita está aqui. Excesso de liquido vai deitar tudo a perder. Reservei.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC.  Não precisei de untar forma, pois usei de silicone; se usarem uma normal, não se esqueçam de forrar com papel vegetal e/ou untar.
  3. Numa tigela grande coloquei os ovos, o açúcar, o azeite, sumo e raspas de lima. Bati bem com a batedeira elétrica durante 3 minutos. Acrescentei o coco ralado e voltei a bater para misturar.
  4. Misturei bem o fermento, o bicarbonato e o sal no amido de milho e acrescentei á mistura de ovos. Também bati para misturar.
  5. Finalmente adicionei o abacaxi e os flocos de aveia. Também bati apenas para misturar.
  6. Deixei a massa descansar 10 minutos enquanto fiz o "crumble" da cobertura, para que os flocos de aveia inchem um pouco.
  7. Misturei os ingredientes da cobertura numa caneca.
  8. Verti a massa do bolo na forma, espalhei o "crumble" e levei ao forno cerce de 50 minutos. Este tempo vai depender ad forma que usarem, por isso aconselho a espetarem um palito e só retirarem quando ele sair seco (limpo).
 







Tão simples, tão bom...




Comentários

  1. Olá de novo xp há alguma maneira miraculosa de substituir o abacaxi por polpa de abacaxi? Mais farinha??

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Eu não sei qual é a textura da polpa de abacaxi, mas se for o que penso não dá porque lhe falta a fibra do fruto que se vai manter inteira mesmo depois de assado. Colocar farinha irá funcionar mas não lhe sei dizer quanto. O que pode é ir colocando e guiar-se pelas fotos.

      Eliminar

Enviar um comentário