Sardas grelhadas no forno (sem gordura) com molho verde balsâmico



Como é que eu grelho só com sal os peixes mais "aborrecidos" no forno? Bom, todos sabemos que o problema de alguns peixes como a sarda é a pele agarrar-se ás assadeiras, ou melhor, a pele agarra-se a tudo e descola-se do peixe com a maior das facilidades. O que eu faço é muito simples, ponho uma folha de papel vegetal por baixo!
Funciona com qualquer peixe, desde carapau a cavalas!

Não custa nada e em 15 minutos tenho o peixe grelhado só com sal, sem adicionar qualquer tipo de gordura e com uma excelente apresentação. Não se desmancha, não é difícil de servir, não sai a pele.
Para acompanhar este tipo de peixe, eu gosto muito de molho verde. Ultimamente tenho feito com vinagre balsâmico que lhe confere um sabor incrível.
Vamos á receitinha?
Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3 sardas já amanhadas
  • sal
  • (folha de papel vegetal)
Molho verde balsâmico:
  • 1 cebola pequena picadinha
  • salsa picadinha (cerca de 5 pés)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Confeção:
Lavei e sequei bem as sardas.
Pus o forno a aquecer a 220ºC. Forrei a assadeira com papel vegetal.
Coloquei as sardas em cima do papel vegetal, temperei com sal grosso e levei ao forno 15 minutos.
Enquanto isso preparei o molho verde, misturando todos os ingredientes numa tigelinha.
Retirei o peixe para a travessa, que sai facilmente e sem se desmanchar nem perder a pele. Espalhei o molho.
Servi acompanhado de quinoa com amêndoa (receita para ver: aqui) e grelos cozidos.




Bom apetite!



0 Comentários