Pernas de frango com limão e ervas aromáticas acompanhadas de salada de curgete



É um tempero que faço imensas vezes para as pernas de frango, já vos aqui mostrei outras vezes. Mais coisa menos coisa, mais erva menos erva, o sabor fica lá e é muito apreciado cá em casa.
Este tempero faz um molho extraordinário que o aproveito porque asso a carne sem a pele! Estão a ver toda aquela gordura que fica numa assadeira depois de assarmos umas pernas de frango? É bom sim senhor, mas tem mais calorias uma colher de sopa dele do que a perna inteira, que é o que realmente nos alimenta e tira a fome. Não custa nada tirar a pele, eu costumo pedir no talho para me fazerem isso, e assim posso disfrutar do meu gostoso mas não guloso molho!
Hoje acompanhei com salada de curgete. Parece massa de curgete, mas apenas tirei tiras de curgete com o descascador de cenouras e temperei como se fosse uma salada mista: azeite, vinagre balsâmico (pode ser outro ou sumo de limão) e sal.
Quanto ás ervas aromáticas que usei, não há qualquer problema se não tiverem todas. Podem trocar por outras que gostarem ou mesmo omitir alguma que não tenham ou não gostem.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 6 pernas de frango sem pele e partidas ao meio
  • 1 colher de chá de: orégãos, manjericão, tomilho, salsa e pimentão doce
  • 1 colher de café de: cominhos e gengibre
  • 2 colheres de chá de massa de alho
  • raspas e sumo de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavado, de coco ou de mel
  • sal
Nota: Não há qualquer problema se não tiverem todas as ervas aromáticas. Podem trocar por outras que gostarem ou mesmo omitir alguma que não tenham ou não gostem.

Para o acompanhamento:
  • 4 curgetes pequenas em tiras feitas com um descascador de cenouras (ver fotos carregando👉aqui)
  • azeite, vinagre balsâmico ou vinagre normal ou sumo de limão e sal
Confeção:
Numa tigelinha coloquei a massa de alho, as ervas e temperos secos, sumo e raspas de limão, azeite, sal e açúcar. Misturei bem.
Forrei a assadeira com papel vegetal de forma conseguir posteriormente tapar com ele. Coloquei as pernas de frango limpas e partidas, reguei com o molho formado, esfreguei-as bem e embrulhei com o papel vegetal. Deixei marinar cerca de 2 horas (quanto mais tempo, melhor).


Pus o forno a aquecer a 200º e, quando bem quente, introduzi a carne. Deixei assar por cerca de 1 e 1/2 hora. Desliguei o forno e mantive a assadeira, agora destapada, por mais cerca de meia hora. Fui regando com o molho.
Entretanto fiz a salada de curgete.
Servi as pernas em cima da curgete e um pouco de molho.




Bom apetite!

0 Comentários