Mini tartes bombocas (saudável; "fit"; sem açúcar; com queijo quark)



Tenho de vos dizer que não era minha intenção fazer bombocas, nem nada que se parece-se com isso. A minha intenção era apenas fazer uma sobremesa simples para este fim de semana, não a de domingo que já estava pensada, mas sim para sábado e para que os miúdos pudessem "petiscar" quando lhes desse aquele ataque de "stress" durante o longo fim de semana de estudo.
É certo que já ando para experimentar fazer bombocas já vai para meses, no entanto, sempre que me decido a fazer uma pesquisa sobre a receita original, lá aparece outra qualquer e adio-o sempre as bombocas para segundo plano.

O que aconteceu foi que, quando fomos comer as mini tartes, os meus filhos, quase em coro, disseram: "Finalmente decidiste fazer as bombocas! Estão excelentes mamã!"
Eu, que quando comi a minha também comecei logo a pensar que já tinha por onde começar quando fizesse a receita, fiquei toda contente com o comentário.
Quanto à receita em si, nada tem de complicado nem segredos. Apenas um pormenor requer alguma atenção. Se não quiserem usar óleo de coco, é possível fazer, no entanto poderá ficar um creme demasiado cremoso e escorrido. Por outro lado, se puserem mais quantidade que eu pus, vão obter um creme mais consistente. É claro que mais óleo de coco é sinonimo de muitas mais calorias! Deixo ao vosso critério.
Para 12 formas tipo "muffin" vão precisar de:
  • 200g de chocolate preto (usei 74% cacau; podem usar de culinária, há um ótimo sem açúcar para estas receitas)
  • 500g de queijo fresco batido % mat. gorda (queijo quark)*
  • 7 colheres de sopa de óleo de coco (1 para o chocolate e 6 para o  creme)**
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado á escolha (mel, agave, adoçante em pó, geleias ou xaropes adoçantes; usei metade mel e metade adoçante em pó stevia)
Decoração em alguns com 1 colher de café de doce de morango e chia.

* Pode ser trocado por iogurte grego natural ou leite de coco sólido (será necessário 2 latas que devem estar à pelo menos 1 dia no frigórico para que a parte sólida se separe da liquida).
**É opcional; se não usarem o vosso creme vai ficar mais cremoso e escorrido. Por outro lado, se usarem mais quantidade que eu usei, terão um creme mais consistente, embora serão mais calóricos.

Confeção:
Comecei por pôr o chocolate partido a derreter em banho maria com 1 colher de sopa de óleo de coco. Quando cremoso, coloquei cerca de 1 colher e 1/2 de chá em cada uma das formas. Com a ajuda da colher, levei chocolate até aos lados de cada forma. Têm de ter atenção que é necessário ter uma razoável espessura de base. Reservei no frigorifico por 15 minutos para solidificar. Mantive o chocolate restante debaixo da água quente para que se mantenha liquido.


Entretanto pus 6 colheres de sopa de óleo de coco a derreter no microondas.
Numa tigela misturei o queijo quark com o adoçante e mel (ou ingrediente adoçante que escolherem). Verti o óleo de coco e voltei a misturar bem. Também reservei no frigorifico até as formas de chocolate estarem prontas.
Retirei tudo do frigorifico e preenchi as formas com o creme.
Espalhei cuidadosamente 1 colher de chá do restante chocolate por cima do creme.
Nas formas onde decorei com doce de morango, pus 1 colher de café em cima.
Levei novamente ao frigorifico 1 hora antes de desformar.




Tão simples, tão bom!


0 Comentários