Mousse de manga, lima e tapioca granulada (saudável e pouco calórica)




Absolutamente fantástica, esta mousse surgiu não porque tive um momento de grande inspiração, mas sim porque queria mesmo fazer uma sobremesa "desenjoativa", com sabor leve de fruta. Já ia no quarto dia seguido a comer sobremesa com chocolate e manteiga de amendoim e queria mesmo um sabor diferente. Outra quase obrigatoriedade era uma sobremesa pouco calórica, vistos os últimos dias terem sido de alguns abusos e ainda estamos a um mês do natal...
Surgiu assim esta mousse, quase pudim, que nos deliciou a todos e ainda rende bastante.
Por falar em rendimento, os copos que vêm nas fotos são de muita capacidade, mais do que qualquer sobremesa deve ser servida, pelo que a quantidade que vão ter dá para 6 taças de sobremesa.

Feita a partir da fécula hidratada da mandioca, a tapioca pode ter a forma de pequenas perolas ou a de farinha. Qualquer delas tem a grande vantagem de não ter glúten e ser pobre em calorias.
Em cada 100g de tapioca há 335kcal, e, como cresce muito depois de hidratada e cozida, é realmente insignificante o seu valor calórico.

Quanto a mim, vamos já ao que interessa, as calorias desta fantástica mousse!
As calorias vão naturalmente depender dos ingredientes que escolherem. Eu fiz a sobremesa com adoçante em pó, mas fiz as contas ás calorias com valores para mel! Também vai depender do leite que usarem e até do tamanho da manga, mas não fugirá muito destes valores. Toda a sobremesa terá á volta de 1250 kcal, se for feita com mel. Dividindo por 6 taças, dá cerca de 212 calorias.
A grande vantagem de usar tapioca é mesmo as calorias. Sendo um ingrediente pouco calórico e que cresce muito, ocupando muito espaço, as calorias tendem a baixar por taça.

Para 6 taças pequenas vão precisar de:
  • 1 manga madura descascada, cortada em cubos e congelada
  • 2 limas (sumo e raspa de apenas 1 lima)
  • 3/4 de caneca de tapioca granulada (cerca de 150g)
  • 1 litro de leite (o que preferirem)
  • 4 colheres de sopa de adoçante em pó, ou mel, ou agave, ou açúcar de coco ou açúcar mascavado
Confeção:
Pus a tapioca a cozer no leite com o adoçante em lume brando e mexendo de vez em quando para não agarrar, até as "perolas" de tapioca estarem macia e transparentes (15 a 20 minutos). Não hidratei porque não tive tempo. Se quiserem e puderem, deixem a tapioca no leite 1 hora antes cozer.
Retirei do lume e deixei arrefecer por completo.


Entretanto tirei a manga do congelador para estar apenas semi congelada ao triturar. Coloquei-a num copo alto com o sumo e raspa de lima e triturei com a varinha mágica.

Envolvi este creme gelado de manga na tapioca e está pronto.


Podem guardar no frigorifico ou comer de imediato.
Tão bom...




0 Comentários