Beringela recheada á moda "Hasselback"




Esta forma de cortar e rechear é assim denominada por ter sido feita pela primeira vez num restaurante suíço com este nome. Habitualmente faz-se em batatas, mas é tão fácil e prática, que se tem vindo a estender este método por outros legumes. A beringela é um deles e fica simplesmente maravilhosa com este recheio de queijo mozarela fresco e molho pesto.
Numa entrada ou num acompanhamento (para nós foi o jantar), a técnica de "Hasselback" é uma forma fácil e rápida de preparar este fantástico legume, que tantos benefícios tem (podem ver carregando aqui ).
Vão precisar de:
  • 2 beringelas (estas eram curtas e gordinhas; se conseguirem arranjar menos redondinha, é o ideal porque fica melhor cozinhada por toda ela)
  • 1 bola de queijo mozarela fresco
  • 100g de molho pesto (podem comprar feito ou fazer em casa; eu desta dez usei de compra; para verem receitas fáceis para fazer em casa carregar )
  • 4 colheres de sopa de molho de tomate (podem usar de compra ou fazer em casa colocando num tachinho e deixando ferver por 5 minutos 1 fio de azeite, 1 dente de alho e 1/2 lata de tomate picado e salsa picada)
  • Salsa picada para finalizar
Para a cobertura de pão ralado, que é opcional e fiz porque me tinha sobrado de outra refeição:
  • 1/4 de caneca de pão ralado integral (ralei uma sobra de pão de sementes)
  • 1 colher de sopa de queijo ralado
  • salsa picada
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Lavei e retirei as pontas ás beringelas. Fiz cortes transversais em toda a beringela com cerca de 1/2 cm sem chegar ao fundo. Fatiei a bola de queijo mozarela.

De duas em duas fatias, coloquei uma fatia de queijo mozarela, dividindo a quantidade pelas beringelas. Nas restantes aberturas coloquei molho pesto com a ajuda de uma colher de café.



Numa assadeira espalhei o olho de tomate no fundo.Coloquei as beringelas recheadas por cima, tapei com papel de alumínio e levei ao forno por 45 minutos (vai depender do tamanho das beringelas; se quiserem mais rápido, é só pôr o forno mais alto, não vai queimar nada porque está tapado).


Retirei, espalhei a mistura de pão ralado e voltei a colocar no forno (destapado) por 3 minutos.
Servi regado com o molho que se forma e salsa picada.










Se não usarem a mistura de pão ralado apenas terão de regar com o molho que se forma e polvilhar com salsa picada no fim dos 45 minutos.

Bom apetite!

0 Comentários