Todos sabemos que o sal faz mal e o molho de soja tem esse grande inconveniente, o excesso de sódio. Nós cá em casa adoramos, em especial o J. Pedro, mas há que ter cuidados com o seu uso. Algumas marcas são mais "pobres" em sódio e é por isso importante que vejam e comparem os rótulos. Depois não coloco mais sal nenhum na comida. Neste caso, apenas a salada foi temperada com uma pitadinha de sal.
Não é um molho "guloso", pelo que não devem ter problemas em usar e até ajuda a emagrecer no sentido em que nos dá a sensação de satisfação mais depressa quando estamos a comer, mas este cuidado com o teor de sódio é importante controlar.
Para o salmão, é um dos melhores temperos que lhe podemos dar, faz um contrate de sabor extraordinário e as sementes de sésamo finalizam na perfeição.
Este molho tem a vantagem de marinar e temperar no fim.
Vão precisar de:
- 4 postas de salmão (eu comprei 2 rabos e pedi na peixaria para escalarem e retirarem a espinha)
- 1/4 de copo de molho de soja
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de massa de pimentão (Usei "Flor das Hortas")
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 2 dentes de alho picados
- sementes de sésamo e salsa picada para finalizar
- 2 tomates cacho
- 1 pepino doce
- 1 cebola pequena ou 1/2 média
- azeite, vinagre, uma pitada de sal e orégãos para temperar
Fiz a salada cortando o tomate, o pepino e a cebola aos cubos. temperei e reservei.
Pus uma frigideira ao lume untada com um fio de azeite. Quando bem quente, coloquei o peixe escorrido da marinada, primeiro com a pele virada para baixo e depois virei mais para ganhar cor co outro lado.
No fim do peixe grelhado, baixei o lume, verti a marinada para a frigideira, mexi com a colher de pau para que os sulcos agarrados se soltem e deixei ferver 2 minutos. Verti sobre o peixe, polvilhei com sementes de sésamo e salsa picada.
Bom apetite!
0 Comentários