Salame de chocolate saudável (sem açúcar; sem manteiga)



Pergunto-me a mim mesma se haverá alguém que não goste de salame de chocolate. Eu adoro, os meus filhos adoram e o meu marido, não sendo do que mais gosta, não nega uma fatia. ~

O desafio era fazer salame de chocolate numa versão mais saudável. Fiz uma pesquisa e encontrei várias receitas, todas muito parecidas e a maioria feita com proteína de chocolate que é caríssima!
Não é mau feitio, mas é mesmo nestas situações que eu me sinto mais desafiada e motivada. Em menos de meia hora tinha a ideia construída na minha cabeça, menos...a questão da bolacha maria...

Como fazer salame sem bolacha maria? Perde a identidade! Na minha pesquisa vi várias receitas de salame com aveia, mas não é a mesma coisa. Parei um pouco e disse para mim mesma: não sou nem nunca fui de fanatismos! Porque é que ei-de fazer salame sem bolacha?! Hoje em dia há muitas opções de bolacha menos "pecaminosa" nos supermercados e até posso ser eu mesma a fazê-las. Porque não?!
 
Salame de chocolate é com bolacha, fazer sem ela, por exemplo, fazer só com frutos secos, deixa de ser salame, passa a ser um "panforte" italiano. Não podemos "assassinar" desta forma as receitas tradicionais, uma versão saudável significa que alguns ingredientes foram trocados por outros mais saudáveis, mas temos de manter o sabor e a técnica de confeção. 
 
Versão com frutos secos:


Vão precisar de:

  • 100g de tâmaras secas
  • 50g de cacau magro em pó
  • 1 ovo (ou ovo de linhaça)
  • 150g de chocolate preto mínimo 70% cacau
  • 150g de bolacha sem açúcar*
  • 150g de mistura de frutos secos

Nota* Há muitas opções de bolacha saudável, bolacha sem açúcar, bolacha sem glúten para quem precise, no mercado português. São muitas alternativas e qualquer uma delas pode ser usada nesta receita. Outra possibilidade é fazer as suas próprias bolachas. Por exemplo, as bolachas simples de banana e aveia são uma opção para fazer salame.

Confeção:

  1. Descaroçar as tâmaras e colocar a hidratar num copo alto com 60ml água quente por 10 minutos. Triturar com a varinha mágica até obter um creme macio.
  2. Derreter o chocolate em banho maria.
  3. Passar o creme de tâmaras para uma tigela, juntar o cacau e misturar. Juntar o ovo e voltar a misturar.
  4. Adicionar o chocolate derretido e mexer até estar homogéneo.
  5. Partir a bolacha grosseiramente nas mãos (alguns pedaços mais inteiros, a maior parte em farinha). Envolver na mistura anterior.
  6. Picar os frutos secos e misturar. Deve obter uma bola de massa mole.
  7. Colocar papel vegetal e dar o formato de salame.
  8. Levar ao frigorifico 3 horas.