Lombinho de porco grelhado com molho de salsa e limão




Gosto muito deste molho de limão em todos os grelhados, seja frango, porco ou vitela, fica sempre bem. Uns simples bifes (febras) de porco grelhados ficam fantásticos se os regarmos bem com molho de limão. Sim , eu disse bem regadas! Os molhos de limão ou picantes de churrasqueira não são nada saudáveis, levam imensa gordura saturada, óleos, o que torna o grelhado, que á partida devia ser saudável, um autentico "veneno".
Este molho que faço é uma versão muito saborosa, que faz as delicias dos churrascos cá em casa, encaixa na perfeição com todos os grelhados e é saudável!

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 1 lombinho de porco com 800g ou 2 com 400g cada um, temperado com sal e especiarias (usei uma mistura de especiarias já pronta mas podem usar apenas sal e pimenta ou fazer a mistura que gostarem: sal, tomilho, alecrim,...)
  • 1/2 fatia de bacon corta grossa
  • 1 dente de alho
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
  • azeite
Acompanhei com arroz integral e brócolos cozidos

Temperei a carne como referi em cima. Não é necessário nenhum tempero especial, pois a intenção é grelhar e fazer molho posteriormente.
Cortei a fatia de bacon em pequenos pedaços e depois piquei ainda mais pequenos com a faca. Levei ao lume numa frigideira anti aderente até estar douradinho, em lume médio para não queimar a gordura que larga.



Liguei o forno a 200ºC.*
Retirei o bacon para uma tigela, subi o lume na frigideira e coloquei o lombinho a "selar" de todos os lados sem adicionar mais nenhum tipo de gordura, ficando apenas a que o bacon deixou, até estar bem douradinho.
Retirei a carne para uma pequena assadeira e levei ao forno para terminar de cozinhar.
*Se não quiserem ligar o forno, e como o molho fica bem por cima de qualquer tipo de bife grelhado, podem cortar o lombinho em fatias e grelha-lo por completo na frigideira.


Enquanto a carne esteve no forno fiz, o arroz, cozi os brócolos e terminei o molho.
Juntei ao bacon que estava reservado numa tigela o alho picado, a raspa de limão, o tomilho, a salsa e cobri com azeite. Misturei bem e está pronto.
Retirei a carne do forno, fatiei e servi com o molho por cima, reservando um pouco para quem quis pôr mais.


Bom apetite!



0 Comentários