Mousse de chocolate saudável (sem açúcar, manteiga nem gema de ovo)


Doidos por chocolate? Cá em casa somos todos um bocadinho, mas a minha filha Camila é uma autentica "chocolatromatra" (parece-me que esta palavra não existe...)!
Mas claro, a nossa dieta não pode ser esquecida muito menos na hora da sobremesa, o que me leva a ter de experimentar receitas de chocolate, saudáveis e rápidas de fazer, constantemente.
A mousse de chocolate mais vezes feita cá em casa é a de abacate que podem ver aqui. Esta é a outra alternativa , de sabor idêntico à original e que reúne mais consenso cá em casa.


Vão precisar de: (rende 5 taças de 100ml)
  • 1 tablete de chocolate preto com pelo menos 70% de cacau
  • 1 colher de sopa de mel
  • 100 ml de leite
  • 3 folhas de gelatina
  • 6 claras de ovo

  1. Comecei por partir o chocolate em pedaços e coloquei no microondas 1 minuto e meio. Enquanto isso pus as folhas de gelatina em água a hidratar.
  2. Retirei o chocolate e mexi até ficar em creme. Acrescentei o mel, mexi e juntei o leite aos poucos. É importante que seja bem devagar e mexendo sempre com o batedor de varas manual para que fique um creme sem grumos. Adicionei as folhas de gelatina escorridas e mexi.
  3. Enquanto a mistura de chocolate arrefece, bati as claras em castelo firme.
  4. Depois foi só envolver as duas coisas, aos poucos, e verter para tacinhas com a ajuda de uma concha.
Vão notar que baixa bastante de volume e que fica algum "liquido" no fundo da tigela. É mesmo assim. Quando arrefecer, esse  liquido vai solidificar, por efeito da gelatina. O uso da concha para servir é mesmo para que em todas as taças vá a mesma quantidade de parte mais liquida e de mais "esponjosa".






 Uma tentação saudável a cada colherada!