Mousse de chocolate com abacate, banana e tâmaras (ou mel)


Esta é a minha versão da tão afamada mousse de chocolate sem açúcar, ovos e manteiga. Não é a primeira receita que experimento mas esta foi a que reuniu mais elogios. O que me ocorre dizer é apenas que não nos desilude, ou seja, não ficamos a pensar: "Onde é que está a mousse de chocolate?!".
É leve, suave, cremosa, não sabe a abate e o sabor a banana aparece apenas se não estiver bem fria, por isso aconselho ter algum tempo no frigorifico antes de servir. A textura, o sabor... está lá tudo!


Para 3 taças de 100ml:
  • 1 abacate maduro
  • 1 banana grande ou 2 pequenas
  • 10 tâmaras das pequenas (podemos substituir por 2 colheres de sopa de mel)
  • 3 colheres de sopa bem cheias de cacau (menos se não gostarem do sabor intenso a chocolate)
  • leite q.b


  1. Comecei por as tâmaras em água quente para amolecerem (água até cobrir). Não deitar fora a água pois vamos precisar dela.
  2. Num copo alto coloquei o abacate descascado, a banana partida em rodelas, as tâmaras sem caroço, o cacau e a água onde demolhei as tâmaras.
  3. Triturei tudo com a varinha mágica e fui acrescentando um pouco de leite (ou água) até ter a textura que queria. Não tenho uma medida de leite pois depende de como estiver depois de triturados todos os ingredientes. Se colocar mais água de demolhar as tâmaras, quase não é preciso o leite. 
  4. Distribui pelas taças e decorei com noz.



0 Comentários