Caldo de Couve Lombarda com Batata doce





É apenas mais uma sopinha de conforto, daquelas que já tenho partilhado aqui convosco e que eu adoro.
Não, as minhas sopas não são sempre caldos. Eu faço sopa dia sim dia não e vou variando. A razão porque gosto de partilhar os caldos, é apenas por serem sopas que eu aprecio particularmente e que até á pouco tempo atrás nunca fazia, pois os meus filhos em pequenos só gostavam de sopas cremosas. Agora estão rendidos aos caldos, mas, principalmente, ás sopas de legumes variados e alternativos, seja batata doce, chuchu ou courgette.

    Para 8 sopas vão precisar de:
1 cebola grande
1 alho francês
 3 batatas doce médias (pesavam no total
1 cenoura grande
1 couve lombarda pequena ou meia grande (pesava
1 lata de feijão manteiga
2 "mãos cheias" de massa de cotovelinhos
3 colheres de sopa de concentrado de tomate

Piquei a cebola e parti o alho francês ás rodelas. Levei ao lume brando, num tacho grande, a refogar em azeite. Enquanto isso, parti os legumes.
Parti a cenoura em meias luas, a batata doce lavei e raspei (como já aqui disse não descasco a batata doce, apenas raspo pois é na casca vermelha que estão os antioxidantes) e a couve em pedaços.
Adicionei ao refogado a polpa de tomate e acrescentei a cenoura, a batata e a couve. Cobri com água, temperei com sal e deixei cozinhar. Quando os legumes estavam macios, juntei o feijão e a massa. Desliguei o lume cinco minutos depois.
Está pronto!


Sabe bem, faz bem!

0 Comentários