Eu adoro peixe! Tantas vezes ouço as pessoas dizerem que não gostam de peixe e quanto mais ouço, mais surpreendida fico. O peixe é tenro, é leve, macio, suave, nunca ca fica mal cozinhado, duro ou outros problemas que a carne tantas vezes nos traz. Para não falar no tempo de confeção, é super rápido cozinhar peixe.
Comprei estes filetes de peixe espada no supermercado Auchan , fi-los na airfryer num instante, ainda deu tempo para fazer um delicioso molho de camarão para colocar por cima e tornar a refeição mais especial.
Surpreendido por ter posto os filetes na airfryer? Não fique. É muito mais rápido e económico do que fazer no forno. O tempo do forno aquecer foi o tempo que gastei a cozinhá-los na airfryer! Só o que poupei em energia já vale a pena, se juntar o que poupei em tempo, só fiquei a ganhar.
Foram apenas "grelhados" na airfryer, como antes de a ter fazia no forno. Claro que podemos também fazer numa frigideira antiaderente, mas teremos sempre que usar mais gordura e o risco de não saírem direitinhos é sempre muito maior.
Pode fazer esta receita com qualquer tipo de filetes, seja de pescada, peixe gato, etc.
Agora diga-me, ainda não tem uma AIRFRYER? Ainda não tem as famosas fritadeiras sem óleo?
Cá em casa já é indispensável! Eu até nem sou quem mais a usa, os meus filhos são os maiores fãs da airfryer, não há dia que não a usem. Fazem lá de tudo, torradas, tostas, mini pizzas, pequenos bolos do tipo bolo de caneca ou bolo vulcão, batatas “fritas” e chips de legumes a toda a hora. Eu faço peixe "frito", adoro fazer nela carapau "frito", rissóis e croquetes em dias de festa.
É uma grande poupança de energia, porque todas estas coisas antes eram feitas no forno, que, todos sabemos, demora imenso tempo a aquecer, gasta muita energia.
Se está a pensar comprar uma, aproveite o desconto de 10% que lhe dou na⇒ Fritadeira Digital Air Fryer Krisp Prozis. Use o código PANELINHA para obter este desconto e ofertas.
Ingredientes:
- 400g de filetes de peixe espada (ou outros que preferir)
- 1/2 colher de sopa de azeite
- sumo de 1/2 limão
- 1 colher de chá de alho seco em pó (ou alho picado)
- 1/2 colher de chá de salsa seca (ou fresca picada)
- sal
Molho
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola pequena
- 1 colher de chá de alho seco em pó (ou alho picado)
- 1/2 pimento vermelho (ou tomate picado)
- 100ml de vinho branco (ou água)
- 200g de miolo de camarão
- 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
- 100g de creme de soja ou natas light ou creme de aveia ou leite de coco sólido
- 100ml de leite ou bebida vegetal
- sal
- salsa fresca
Confeção:
- Descongelar os filetes e o camarão.
- Numa pequena tigela misturar o azeite, sumo de limão, alho, sal e salsa. Pincelar os filetes com esta mistura. Reservar meia hora para ganhar o gosto.
- Colocar os filetes na airfryer, temperatura 200ºC, por 10 minutos.
- Nesse tempo preparar o molho. Levar ao lume uma frigideira com o azeite e a cebola picada finamente. Quando esta amolecer, acrescentar o alho, e o pimento também picado em pequenos cubos.
- Regar com o vinho branco, temperar com sal e deixar ferver 2 a 3 minutos, até o molho reduzir e o pimento murchar.
- Juntar o pimentão doce e os camarões. Cozinhar mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Retirar os camarões e reservar (apenas para evitar que cozinhem demasiado enquanto apura o molho).
- Juntar ao refogado que ficou na frigideira o creme de soja, misturar. Quando levantar fervura, retificar a textura com o leite.
- Devolver os camarões à frigideira, polvilhar com um pouco de salsa picada e deixar que levante fervura novamente.
- Servir os filetes com o molho por cima e salsa fresca picada.
Bom apetite!
0 Comentários