Caril de grão de bico com noodles de cenoura (vegan; saudável)

 


Não faz ideia de quanto é que eu gosto desta refeição! Acho que era capaz de comer dias e dias seguidos sem me enjoar, aahha. Sorte a minha o meu marido também gosta, eu aproveito e faço para o nosso almoço, é super rápido, e guardo congelado para as marmitas da minha filha Camila, ela é tão fã deste prato quanto eu.

Mais que nunca é importante que todos nós aprendamos a fazer algumas refeições sem carne. O pais encontra-se numa situação de seca extrema, é urgente diminuirmos o consumo de água, a produção de carne consome muita água. Para agravar os momentos que vivemos, o desencadear duma guerra no continente europeu. Mais uma razão para aprendermos a fazer refeições mais simples.

Dicas:

✔️Se é um caril, é suposto usar caril, seja em pó ou em pasta. O caril é uma mistura de especiarias onde está incluído pimenta. O meu marido não pode comer pimenta, problema de saúde que o impede, por isso eu faço este e outros pratos de caril só com o açafrão. Misturo um pouco de pimentão doce, ás vezes uma pitada de gengibre e cominhos em pó. 

✔️Pode fazer o molho com leite de coco de lata, que deve estar bem agitada, ou natas light, creme de soja, creme de aveia e depois adiciona água. O leite de coco dá um aroma diferente que as restantes opções, eu não acho que seja imprescindível.

✔️Eu cozi os brócolos à parte, deixando-os ficar tenros. Já fiz esta receita cozendo os brócolos no próprio molho, ou seja, ao mesmo tempo que cozem as tiras de cenoura. Não fica mal, apenas os brócolos não ficam tão verdinhos como os que vê na foto, que foram apenas envolvidos no fim. 


Relembro que os EBOOKS DA PANELINHA DE SABORES ESTÃO COM 15% DE DESCONTO !!!

Não perca esta oportunidade, são 3 livros, 3 temas:

✔️95 receitas saudáveis de refeição (3€)

✔️140 receitas de sobremesa saudável (4€) 

✔️92 receitas saudáveis de lanche (2,5€

Faça a sua compra pelo formulário de contacto no fim da primeira página deste blogue.


Ingredientes (serve 3)

  • 1 frasco de grão cozido (400g peso escorrido)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
  • 1 colher de sopa de caril em pó ou açafrão (curcuma)
  • 1 pitada de cominhos e gengibre em pó (opcional; apenas para a opção de usar açafrão)
  • 1 cebola pequena 
  • 1 dente de alho (ou 1 colher de chá de alho em pó)
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • 1 lata de leite de coco temperatura ambiente agitada (400ml) (ou 200g de natas light, creme de soja ou creme de aveia)
  • sal
  • 1 cenoura
  • 1 pé de brócolos
  • salsa e arroz cozido para servir

Confeção:

  1. Picar a cebola e o alho. Pelar a cenoura. Fazer tiras de cenoura com o pelador (como se estivesse a pelar a cenoura até ao centro).
  2. Cozer os brócolos "al dente". Reservar.
  3. Levar ao lume uma frigideira larga com o azeite. Quando aquecer, adicionar o grão de bico e as especiarias: pimentão doce, caril (ou açafrão + cominhos + gengibre). Saltear 2 a 3 minutos.
  4. Acrescentar a cebola e o alho picados. Em lume baixo, continuar a saltear mais 3 minutos (se achar necessário, acrescente 2 colheres de sopa de água).
  5. Adicionar a polpa de tomate, o leite de coco (ou as natas/ creme de soja + 200ml de água) e temperar com sal. Misturar. Deixar levantar fervura.
  6. Juntar as tiras de cenoura e deixar ferver 5 minutos. 
  7. Envolver os brócolos cozidos.
  8. Servir com salsa e arroz cozido.


Bom apetite!

0 Comentários