Guisado de grão de bico com cogumelos e espinafres (vegan)



 Quando eu era pequena fazia-se um prato que chamavam batatas guisadas com chouriço. Às vezes com grão, outras com feijão, com grelos ou couve, variava com o que havia. Presumo que os mais velhos como eu se lembrem. 

Em casa dos meus pais era raro, a minha mãe era muito rigorosa com a nossa alimentação, mas eu lembro-me de ver em casa da minha tia e, muito ocasionalmente, na minha também.

Lembrei-me dessa refeição e fiz aqui para casa um versão vegan, substituindo o chouriço por cogumelos. 

A que vêm na foto é uma segunda versão, na semana passada fiz com feijão encarnado e nabiças.


Relembro que a Panelinha de Sabores tem no EBOOK 95 RECEITAS SAUDÁVEIS DE REFEIÇÃO receitas simples e saudáveis como esta, uma excelente ferramenta para preparar as suas ementas semanais.

Não perca a promoção de 15% desconto, o preço final é de 3€ (mais informações nos  destaques deste blogue ou contacte através do formulário de contacto no fim da primeira página deste blogue).


Ingredientes:

  • 1 cebola grande picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 batatas partidas em cubos
  • 2 folhas de louro Aromáticas Vivas
  • 1/2 pimento vermelho
  • 200g de tomate em pedaços
  • 300g de cogumelos
  • 400g de grão de bico cozido (usei ESTE Origens Bio - código PANELINHA10 dá 10% desconto em toda a loja online Origens Bio)
  • 2 mãos cheias de espinafres 
  • sal

Confeção

  1. Levar ao lume um tacho largo com a cebola e o azeite, lume baixo para que não seja necessário excesso de azeite. Quando amolecer, acrescentar o pimentão doce. Mexer, juntar o alho e mexer novamente.
  2. Adicionar as batatas partidas em cubos, as folhas de louro, o pimento partido em cubos, o tomate e uma chávena de água. Deixar cozinhar10 minutos (ou até as batatas não oferecerem resistência ao espetar um grafo).
  3. Acrescentar os cogumelos lavados e deixar levantar fervura novamente.
  4. Juntar o grão de bico, depois os espinafres, temperar com sal e deixar ferver novamente 5 minutos para apurar sabores.

 

Bom apetite!


1 Comentários