Cá em casa todos adoram esta feijoada, eu ainda mais. Sabem porquê? Porque é almoço feito para dois dias! Cozinho sempre com bastante couve e feijão. No dia seguinte acrescento ovos para escalfar no molho. Fica uma delicia! Eu acho que até gosto mais no dia seguinte que no dia em que faço, ahaha
Esta é a principal dica para esta receita. Infelizmente não tive oportunidades de tirar fotos no dia seguinte com os ovos escalfados, mas é muito fácil de fazer, basta colocar o tacho a ferver e depois pôr alguns ovos no molho.
Esta é uma refeição saudável e fit, cheia de proteína e fibra. Eu não coloco nenhum chouriço ou bacon como é habitual vermos neste prato, na minha opinião é completamente desnecessário, e até acho que o chouriço só vai retirar o sabor pretendido, que é a bacalhau.
Para dar aquele sabor intenso duma feijoada, eu gosto de colocar o bacalhau em quadrados com pele e espinhas, porque a pele e as espinhas transmitem um sabor especial aos pratos deste género. Acontece o mesmo com arroz de bacalhau, fica melhor se colocarmos as postas cortadas em cubos do que o bacalhau lascado já limpo de pele e espinhas.
Outra dica, para fazer este prato não uso postas de bacalhau do meio, as mais altas, uso da zona mais fina. Não é porque fique melhor ou pior, é apenas uma gestão domestica, as postas mais altas são para assar, as mais finas para este tipo de pratos.
Antes da receita, relembro que a Panelinha de Sabores tem no EBOOK 95 RECEITAS SAUDÁVEIS DE REFEIÇÃO receitas simples e saudáveis como esta, uma excelente ferramenta para preparar as suas ementas semanais.
Não perca a promoção de 15% desconto, o preço final é de 3€ (mais informações nos destaques deste blogue ou contacte através do formulário de contacto no fim da primeira página deste blogue).
Ingredientes (serve 4)
- 2 postas de bacalhau demolhado
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 cenouras
- 1/2 couve lombarda
- 1 lata de tomate em pedaços
- 4 folhas de louro
- 1/2 molho de salsa
- 1 colher de chá de pimentão doce (paprika)
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1 pitada de flocos de piripiri
- sal
- 500 a 600g de feijão branco cozido
Confeção
- Levar ao lume um tacho largo com a cebola e o azeite. Quando a cebola amolecer, adicionar o alho, o tomate e a cenoura partida em rodelas ou meias luas. Acrescentar 1 copo de água.
- Partir a couve lombarda e pedaços. Adicionar ao tacho logo que esteja a ferver.
- Acrescentar os temperos: folhas de louro, molho de salsa atado, pimentão doce, massa de pimentão, piripiri e sal. Retificar a água se necessário e deixar ferver 10 minutos.
- Partir as postas de bacalhau em pedaços (não retire pele nem espinhas, esses elementos dão sabor). Acrescentar o bacalhau ao tacho. Deixar ferver mais 5 minutos.
- Juntar o feijão cozido e cozinhar mais outros 5 minutos.
- Servir com arroz branco.
Bom apetite!
0 Comentários