Bolo Rei de frutos tropicais e vermelhos (saudável e fit)



 Cá em casa os homens adoram bolo rei e as senhoras detestam. Eu e a Camila não gostamos mesmo nada de frutas cristalizadas. Ora, como eu não estou para ter trabalho a fazer uma coisa que nem sequer gosto, o meu marido compra sempre um bolo rei para o natal.

Este ano resolvi experimentar fazer um Bolo Rei que todos gostassem e, já agora, que fosse original, ou seja, não só os frutos secos mais comuns, mas sim alguns mais arrojados.

Ora, para isso precisava de um mix de frutas tropicais ou exóticas desidratadas. Para ficar mais giro, umas frutas vermelhas desidratadas também seria necessário. 

Fui há frutaria da vila onde vivo, tem alguma variedade de frutos secos, mas as mais exóticas não eram desidratadas, eram cristalizadas. Comprar no supermercado um pacote de cada uma das que eu gostava de colocar não era solução, ia gastar muito dinheiro e ficar com vários pacotes abertos. Entendi comprar dois mix da Prozis, a Mistura Tropical , combina cajus, castanhas do Brasil, flocos de coco desidratados, amêndoas ligeiramente torradas, papaia desidratada, ananás desidratado, rodelas de banana fritas, sementes de sésamo e de girassol, e a Mistura de Frutos Vermelhos e Frutos Secos, combina amêndoas e avelas cruas, cajus ligeiramente torrados, arandos, morangos e bagas de goji desidratados.

Não usei as 400g que estas duas embalagens perfazem, usei apenas 300g. Dispensei as sementes (usei apenas algumas na decoração), guardei algumas amêndoas e avelas para outros fins.





Dicas

✔️Para esta receita não há muito que possa ser mudado. Não deixem de usar alguma farinha branca para que o vosso bolo cresça bastante, fique macio e harmonioso para os vossos convidados.

✔️Macerar (amolecer) as frutas em vinho do Porto ou Rum é opcional e podem faze-lo em água norma ou chá. Eu prefiro fazer em chá.

✔️Não deixem a bola de massa final muito seca, ninguém gosta dum bolo rei seco como muitos que se compram no supermercado e até pastelarias, parecem feitos há mais duma semana. Se a massa está a colar ás mãos e não consegue trabalha-la para dar o formato de anel, unte as suas mãos com azeite ou molhe em água, evite colocar mais farinha.


Ingredientes:

  • 100 ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 1 colheres de sopa de açúcar de coco (ou outro que prefira)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 7g de fermento padeiro seco
  • 3 ovos + 1 gema para pincelar
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferir (usei 3 de agave Prozis e 6 de colheres de chá de stevia liquido Prozis)
  • 200 de farinha de espelta integral
  • 200g de farinha de espelta branca (ou trigo)
  • 300g de mistura de frutos secos e desidratados (usei Mistura Tropical Prozis , combina cajus, castanhas do Brasil, flocos de coco desidratados, amêndoas ligeiramente torradas, papaia desidratada, ananás desidratado, rodelas de banana fritas, sementes de sésamo e de girassol, e a Mistura de Frutos Vermelhos e Frutos Secos Prozis, combina amêndoas e avelas cruas, cajus ligeiramente torrados, arandos, morangos e bagas de goji desidratados)
  • 100ml de vinho do Porto ou Rum ou chá morno

Código PANELINHA dá 10% de desconto + ofertas em toda a loja on-line⇨ PROZIS

Aproveite as promoções e ofertas de Natal na Prozis com o código  PANELINHA 


Confeção:

  1. Picar os frutos reservando alguns para a decoração. Coloca-los a macerar (amolecer) no vinho do Porto (mínimo 15 minutos).
  2. Aquecer o leite a 40 - 43C (15 segundos no micro-ondas).
  3. Adicionar o açúcar, o azeite e, no fim, o fermento. Misturar. Tapar e reservar 10 minutos. (Deverá formar uma espuma e irá sentir um cheiro característico da fermentação. Se isso não aconteceu, aconselho voltar a repetir o processo para evitar desperdiçar os restantes ingredientes, o fermento não ativou, provavelmente por erro na temperatura do leite).
  4. Passar esta mistura para uma tigela grande, adicionar os ovos e o ingrediente adoçante escolhido. Bater até que fique homogéneo.
  5. Aos poucos acrescentar farinha, amassando bem a cada adição (pode fazer manualmente ou usar o robô de cozinha ou batedeira com gancho para pão). Amassar durante 5 minutos. Deverá formar uma bola de massa maleável e elástica, quanto mais amassar, melhor será o resultado final.
  6. Acrescentar os frutos bem escorridos. Amassar mais um pouco até estar tudo integrado.
  7. Passar a massa para um tabuleiro forrado a papel vegetal. Abrir um buraco ao meio colocando o dedo polegar ao meio e depois, com as duas mãos, ir alargando o buraco (se a massa estiver a colar ás mãos, unte-as com azeite ou molhe-as em água, evite adicionar mais farinha que vai fazer o seu bolo seco).
  8. Tapar com um pano e deixar descansar (levedar) por 1 hora em local quente (deverá dobrar de volume).
  9. Decorar com as frutas reservadas. Pincelar com a gema batida.
  10. Aquecer o forno a 180ºC. Quando quente, levar ao forno 30 a 35 minutos (vá espreitar ao fim de 15 minutos, se estiver a ficar demasiado dourado, tape com folha de alumínio).




Boas festas!






0 Comentários