“Petit Gâteau” de creme de avelã e cacau, o mais fácil e saudável que já viu😉
Dicas
Antes desta simples receita, uma nota IMPORTANTE! Todos adoramos este pequeno bolo, que é pequeno por ser “concentrado” (leia-se muito calórico). Eu não faço milagres, e este continua a ser um petit gâteau calórico, apenas menos que os tradicionais. Portanto, é para continuar a ser pequeno e comer apenas uma dose.
✔️Ora, para além das calorias, há outra coisa que habitualmente nos chateia neste bolinho: ter de ser feito na hora de servir.
Esta receita que hoje vos deixo permite que façam um pouco antes, mantém-se cremoso por cerca de 1 hora ou podem levar 20 segundos ao microondas que ele volta a ficar como acabado de fazer.
Olhem para a foto. Reparem como a massa de bolo exterior é húmida e suculenta. Ela irá manter-se assim se aquecerem os tais 20 segundos no microondas.
✔️Esta receita é uma adaptação a uma receita de petit gateau feito com leite condensado. Então, a primeira coisa que fiz para modificar e fazer saudável foi substituir o dito leite condensado. Não é um ingrediente fácil de substituir com ingredientes simples. É fácil, sim, mas usando produtos mais caros e que nem sempre fazem parte das compras da maioria das pessoas. A minha escolha foi a banana madura que, triturada, faz o que chamo de leite condensado de banana, já presente em muitas outras receitas antigas aqui no blogue.
Então, se pretende trocar a banana terá de usar leite condensado, sabendo que o seu bolinho passou a ser bastante mais calórico e não será saudável como este.
Que quantidade? Devem usar 240ml (atenção que é medida em ml, não é peso).
✔️O ingrediente adoçante a usar pode ser qualquer um, seco ou líquido. Se usarem stevia líquido ou outro concentrado líquido, terão de fazer a conversão para colheres de sopa de acordo com as instruções da embalagem.
✔️Em relação ao cozimento, este é também um bolo problemático neste campo. Devem untar bem as formas, é essencial. Untar e polvilhar com cacau é indispensável. Porquê polvilhar com cacau e não com farinha? Para evitar marcas de farinha no bolinho depois de desformado.
Eu gosto de forrar o fundo dos meus ramequins com papel vegetal para ter a certeza que não vão haver surpresas desagradáveis na hora de desformar. Basta cortar pequenos círculos de papel vegetal, do diâmetro do fundo do ramequim ou forma, colocar no fundo. O papel vegetal vai colar à forma untada. Depois de bem coladinho já pode verter a massa há vontade, com certeza que tudo vai estar bem na hora de desformar.
O tempo pode variar ligeiramente de acordo com o forno. Os meus estiveram 8 minutos e não devem ultrapassar este tempo. No entanto, ao fim de 6 minutos, se já tiver uma película firme por cima (tocar nela para fazer essa avaliação), podem retirar. Usei forno com ventilação.
✔️No interior deste bolinho estão duas colheres de café da deliciosa “Nutella “ da Prozis, chamada de Whey choco butter. Como diz o nome, é um creme de avelã e cacau pobre em açúcar (8,9g por 100g, um tradicional tem 54g!!!!) enriquecido de proteína whey (22g de proteína por 100g).
É completamente irresistível!!!! Só de estar a escrever sobre ela já estou a babar, ahaha. Eu nem sei bem como descrever o prazer de comer uma pequena colher deste creme de avelã, porque já há algum tempo que deixei de gostar da Nutella tradicional, comecei a achar demasiado doce e enjoativa. Este creme da Prozis é a “perfeição “, tem tudo na proporção certa!
Ora, ela vai derreter em conjunto com a massa de bolo que ainda não está totalmente cozida no meio e faz este efeito delicioso, para além de permitir aquilo que vos disse inicialmente, manter a textura mais tempo que um tradicional.
Aproveito para relembrar que os EBOOKS DA PANELINHA DE SABORES ESTÃO COM PROMOÇÃO DE 15% DE DESCONTO!!!
📌Ingredientes (serve 4 a 5)
- 90g de farinha de espelta integral
- 1/2 colher de chá de fermento
- 3 colheres de sopa de cacau em pó (usei ESTE Prozis) (+ para polvilhar as formas)
- 2 bananas maduras
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira (usei 2 de Xarope de tâmaras Prozis e 2de chá de Stevia líquido Prozis)
- 30 ml de azeite (2 colheres de sopa)
- 8 colheres de café de Whey Choco Butter Prozis (creme de avelã e cacau pobre em açúcar enriquecido de proteína)
- Untar 4 ramequins ou formas de queque, polvilhar com cacau. Opcionalmente forrar o fundo com papel vegetal (ver dicas). Pré aquecer o forno a 180C.
- Colocar todos os ingredientes num liquidificador e processar até obter uma massa homogénea e fluída.
- Dividir metade da quantidade pelas formas. Colocar ao meio de cada forma 2 colheres de café de Whey Choco Butter Prozis. Dividir pelas formas a restante massa.
- Levar ao forno 6 a 8 minutos.
- Deixar arrefecer 5 minutos. Soltar os lados com uma faca e desformar.
- Servir polvilhado com cacau.
Tão bom…
1 Comentários
O valor dos Ebooks é com os 15 % de desconto .
ResponderEliminar9.50 menos 15%???